Comvest e Editora da Unicamp lançam livro com as melhores redações do Vestibular 2022

Ao receber a mensagem de que sua redação havia sido selecionada para integrar o livro Redações Unicamp 2022, Gabriel de Lima Albertino conta que se surpreendeu, pois, apesar de saber que tinha escrito um bom texto, não imaginava que seria considerado um dos melhores. O estudante, que cursa Engenharia de Computação na USP, foi um dos cerca de 13 mil candidatos que fizeram a prova de Redação na segunda fase do Vestibular Unicamp 2022, em janeiro deste ano, e está entre os 30 candidatos e candidatas cujos textos foram selecionados para a publicação lançada no último dia 31 de outubro, pela Editora da Unicamp, em parceria com a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest).

Livro com as melhores redações do Vestibular 2022 está à venda pela Editora da Unicamp

O livro integra uma coleção da Editora, que publica a cada ano uma seleção dos melhores textos do Vestibular, não para que sirvam como modelos, mas para que sejam fonte de inspiração. Isso fica claro na “Apresentação” da publicação: “Este livro não é uma coletânea de dicas e modelos para escrever ‘a melhor redação da Unicamp’. Também não é uma coletânea de regras, dicas e ‘macetes’ que, magicamente resolvem o problema da redação no Vestibular Unicamp. (...) Como universidade pública, nosso trabalho é oferecer oportunidade de formação para um público cada vez mais amplo. (...) Essas oportunidades só podem ser criadas pelo diálogo reflexivo e transparente com a sociedade”.

Esse diálogo com a sociedade aparece refletido no depoimento de Gabriel, que comentou seu sentimento durante o lançamento do livro. “Ao ver meu texto impresso e publicado, tive uma sensação inexplicável de realização. Se outras pessoas lerem e imaginarem essa mesma possibilidade, talvez sejam incentivadas a procurarem maneiras de escrever melhor”, disse Gabriel.

A prova do Vestibular Unicamp 2022 apresentou duas propostas de redação, de gêneros textuais distintos. Os candidatos deveriam escolher uma delas. A “proposta 1” solicitava que o estudante imaginasse ser um digital influencer adolescente que se tornou rapidamente famoso. O candidato deveria escrever um post extenso ("textão") em uma de suas redes, narrando sua trajetória para relatar suas impressões acerca dessa experiência, assumindo um posicionamento sobre crianças e adolescentes atuarem como digital influencers.

Já na “proposta 2”, o estudante deveria imaginar ser um jovem universitário da Unicamp que submeteu seu projeto de iniciação científica a uma agência de fomento à pesquisa (CAPES, CNPq, FAPESP etc.), mas não foi contemplado com uma bolsa, devido ao corte orçamentário nas verbas destinadas à ciência e à pesquisa no Brasil em 2021. O candidato deveria escrever um manifesto coletivo a ser lido na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Larissa Mariano e Gabriel de Lima Albertino estão entre os 30 candidatos que produziram as melhores redações

Larissa Mariano, que também teve a sua redação selecionada para integrar o livro, afirma que gostou muito dos temas propostos no vestibular passado. Para ela, a possibilidade de escrever a redação em gêneros textuais diferentes é o diferencial da prova da Unicamp. “Acho que o modelo da redação da Unicamp te deixa livre em relação à estrutura de texto a ser desenvolvido. No momento em que sente que pode escrever aquilo que quer e no estilo que quer, claro que cumprindo as regras do gênero, você se sente mais confiante e consegue desenvolver melhor o assunto”, disse Larissa.

Atualmente cursando Ciências Biológicas da Unicamp, Larissa é voluntária no cursinho popular Zilda Arns e ajuda outros candidatos a se prepararem para a prova do vestibular. Ela contou que o que contribuiu muito para que fizesse uma boa redação foi ouvir a expectativa de outras pessoas sobre seus textos. “Isso pode nos ajudar a ter outra visão sobre nossa redação e sobre o que podemos melhorar no texto”.

O livro Redações 2022 pode ser comprado pelo site da Editora da Unicamp. A Comvest disponibiliza, em sua página eletrônica, as redações de anos anteriores com comentários e exemplos.

Comunidade Interna