Ana Lucia Gonçalves assume a direção do Nepp

A pesquisadora e economista Ana Lucia Gonçalves é a nova coordenadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Unicamp (Nepp). Ela assumiu o cargo em cerimônia realizada no dia 25 de outubro, na sede do Núcleo, para um mandato que vai até 2025, em substituição a Carlos Etulain.

Na mesa da cerimônia de posse, além de Ana Lucia e Carlos Etulain, estiveram presentes o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, e a coordenadora associada da Coordenadoria dos Centros e Núcleos Interdisciplinares (Cocen), Raluca Savu.

"Gostaria de lhe desejar sucesso e êxito na coordenação do nosso querido Nepp, cuja interdisciplinaridade se reflete na diversidade de pesquisadores da Unicamp em diferentes áreas do saber, como Economia, Estatística, Sociologia, Ciência Política, Educação e Saúde", declarou Raluca, que representou a coordenadora da Cocen, Ana Carolina Maciel.

Em seu discurso de posse, a nova coordenadora afirmou que, na gestão que se inicia, o compromisso é reforçar a atuação do Nepp em três frentes: no combate à pobreza e às desigualdades; na articulação entre a política de desenvolvimento do país e as políticas públicas; e nas finanças públicas.

"Tendo em vista o retrocesso sofrido nos últimos anos, com a elevação do número de brasileiros na miséria, esta frente é urgente", disse Ana Lucia, referindo-se às políticas públicas de combate à pobreza.

O reitor também discursou, destacando a relevância do Nepp em sua interlocução com políticas públicas concretas e seu papel de resistência aos ataques que os serviços públicos têm sofrido no cenário político brasileiro atual.

Ao longo de uma trajetória de mais de 40 anos, o Nepp produziu estudos aprofundados em áreas como previdência e assistência social, educação, saúde, habitação popular, transportes coletivos, saneamento básico etc.

O ex-coordenador Carlos Etulain explicou que, mais recentemente, o Núcleo vem concentrando esforços no Programa de Estudos dos Sistemas de Saúde (PESS); no Observatório da Infância e Adolescência (OiA); no Programa de Estudos em PPs para Educação Infantil (PEPPEI); no Laboratório na Área de Avaliação do Ensino Superior e de CT&I (LESS e LABGEOPI) e no Observatório de Segurança Pública (OBSEG).

Saiba mais sobre o Nepp

Matéria originalmente publicada no site da Cocen.

 

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa