‘Festival Ciência de Papel’ atraiu dezenas de crianças para o Ginásio da Unicamp

O Museu Exploratório de Ciências proporcionou ao público infantil um dia com diversas experiências interativas no "Festival Ciência de Papel”. O evento tomou todo o sábado (15) e mostrou, por meio de atividades com papel, vários conceitos das ciências e dos métodos científicos.

“O público contou com um roteiro de três grandes seções, das 9h até as 17h, sem interrupção, ao longo do qual experimentaram oficinas de vários tipos, desde observações em microscópios até a construção de aviões e foguetes”, explicou o diretor do Museu, André Santanché.

André Santachè, coordenador do museu (no alto, à esqurda):
O coordenador do Museu de Ciências, André Santachè (no alto, à esqurda) e as crianças durante as oficinas: por meio de atividades com papel, vários conceitos das ciências e dos métodos científicos

Entre as experiências propostas estiveram a execução de projetos, o desenvolvimento de hipóteses sobre como construir as aeronaves e a participação no “Grande Desafio”. Os participantes puderam ver seus inventos aterrizando, mediram distâncias, testaram tempo de voo e elegeram as melhores acrobacias e os melhores designers.

Uma oficina chamada “Grande Célula” atraiu especialmente a curiosidade do público. "A ideia foi a de criar esse universo em tamanho ampliado, para as pessoas verem ainda melhor seu [da célula] funcionamento, para além dos microscópios”, contou Santanché. Outra atividade que chamou a atenção dos participantes foi a "Aterrissagem Interplanetária”, durante a qual o público pôde simular uma descida na superfície de outro planeta. Cenários pré-históricos e da evolução, mundo das borboletas, funcionamento do cérebro e técnicas de origami na ciência também movimentaram o evento. “Esse é um grande festival, que mostra que por trás de tudo tem a ciência”, resumiu o diretor.

Matéria originalmente publicada no site da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Comunidade Interna