TV Unicamp lança novo programa voltado para a divulgação da produção científica da Universidade

Vídeo

A Secretaria Executiva de Comunicação (SEC), por meio da Rádio e TV Unicamp, está lançando um novo quadro de reportagens a partir desta quarta-feira, 19. Denominado Vida em Pesquisa, o quadro irá abordar semanalmente uma tese de doutorado ou dissertação de mestrado produzida na Unicamp, que diga respeito ao dia a dia das pessoas.

Os assuntos contemplam todas as áreas do conhecimento e são escolhidos a partir de resumos de trabalhos que chegam à SEC. A primeira reportagem mostra como pesquisadores retiram de chás as substâncias que nos ajudam a envelhecer melhor. Outros episódios futuros vão tratar de pesquisas sobre o caminhar das pessoas, sobra a manutenção de pontes no Nordeste e sobre o trabalho análogo à escravidão.

O objetivo do quadro é aproximar ainda mais a produção acadêmica da Unicamp da sociedade, dando maior visibilidade aos trabalhos desenvolvidos em pesquisas de pós-graduação.

Vida em Pesquisa faz parte de uma série de inovações promovidas pela Rádio e TV Unicamp no canal Youtube oficial e em outras plataformas de áudio e vídeo nas quais a universidade está inserida.

Programa Memória Científica será retomado no próximo dia 25 de outubro (terça-feira)

O canal do Youtube da Unicamp contabiliza quase 40 mil inscritos e vem divulgando conteúdos diversos relacionados à universidade. O canal reúne documentários, reportagens, programas de debate, material de divulgação e eventos, além do conteúdo da Rádio Unicamp.

Outro destaque é a acessibilidade. Os vídeos publicados no canal recebem legendas e/ou versões com tradução em Libras, realizadas em cooperação com a Central de Tradutores e Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Tils).

Além do Vida em Pesquisa, a Rádio e TV Unicamp está retomando o projeto do programa Memória Científica, que traça um perfil de docentes e pesquisadores veteranos da Unicamp. O programa foi reformulado e terá periodicidade quinzenal. O primeiro trará o depoimento da educadora para inclusão Maria Teresa Eglér Mantoan que estará disponível a partir do próximo dia 25.

A Rádio e TV Unicamp, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, também está envolvida na produção de reportagens para o programa Alô Comunidade, do Canal Futura. O programa irá apresentar iniciativas das universidades brasileiras relacionadas à extensão. Inscreva-se no canal TV Unicamp no Youtube para acompanhar todas as novidades.

Assista ao primeiro epísódio do Vida em Pesquisa:

Imagem de capa
Assuntos do programa contemplam todas as áreas do conhecimento e são escolhidos a partir de resumos das teses e dissertações

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo