Hemocentro da Unicamp fará registro inédito de trombose venosa no Brasil

Edição de imagem

Com a missão de estabelecer registros de trombose venosa no Brasil, foi inaugurado em Campinas o Centro de Doenças Tromboembólicas (CDT) do Hemocentro da Unicamp. A iniciativa tem a parceria da Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia (SBTH) e foi aprovada pelo Programa de Centros de Desenvolvimento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp),  que,  junto com a Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp, disponibilizou um aporte de R$ 4 milhões para a concretização do projeto.

A trombose venosa é uma doença caracterizada pela formação de trombos (coágulos) nas veias de qualquer parte do corpo, mas principalmente nas veias das pernas, e que pode evoluir para uma embolia pulmonar caso o trombo se movimente pela corrente sanguínea. Embora constitua a terceira causa de óbito entre as enfermidades cardiovasculares, ela pode ser evitada na grande maioria dos casos. No Brasil ainda não existem dados robustos sobre a sua ocorrência na população. Como consequência, as estratégias públicas para mitigação da doença são baseadas em estudos divulgados por outros países – que possuem perfis étnicos e socioeconômicos diferentes do brasileiro.

médica hematologista Joyce Annichino, que é professora, coordenadora da área clínica e laboratorial de Doenças Tromboembólicas do Hemocentro da Unicamp e vice-presidente da SBTH
A médica hematologista Joyce Annichino: rede é formada por centros hospitalares de seis municípios do Estado de São Paulo

A inauguração do CDT irá impactar esse quadro ao estabelecer três grandes registros focados em trombose: o primeiro em adultos com quadro agudo da doença, o segundo em crianças hospitalizadas e o terceiro em pacientes com câncer – fator de risco para a ocorrência de eventos tromboembólicos. Para tanto, foi constituída uma rede formada por centros hospitalares localizados em seis municípios do Estado de São Paulo (Campinas, Botucatu, São José do Rio Preto, São Paulo, Barretos e Ribeirão Preto), que incluirão no programa mais de 10 mil pacientes, convidados pessoalmente em sua primeira visita a algum hospital para então serem acompanhados, ao longo do estudo, por WhatsApp ou telefone.

“A gente gostaria de poder começar com vários centros no Brasil, mas, pelo tamanho do nosso país e para podermos ter mais experiência no desenvolvimento desse tipo de projeto, é importante iniciarmos pelo nosso estado”, esclarece a médica hematologista Joyce Annichino, que é professora, coordenadora da área clínica e laboratorial de Doenças Tromboembólicas do Hemocentro da Unicamp e vice-presidente da SBTH.

De acordo com a professora, um estudo piloto sobre trombose com esse mesmo modelo foi realizado em Campinas no Hospital de Clínicas, no Hospital da Mulher José Aristodemo Pinotti - Caism Unicamp, no Hemocentro da Unicamp, no Hospital Celso Pierro da Pontifícia Universidade Católica (PUC) e no Hospital Dr. Domingos Boldrini. Na ocasião, foram avaliados 800 pacientes com câncer e cerca de 6 mil crianças internadas, mas, no caso de pessoas com trombose aguda, não foi possível dar sequência ao estudo devido à pandemia de covid-19. “Foram gerados dados bastante interessantes, porque não tínhamos nada do tipo no Brasil, mas, com o CDT, nós vamos avaliar um número muito maior de pacientes em um projeto multicêntrico, com a capital e várias cidades importantes do interior paulista, o que é muito mais relevante”, explica Joyce.

Ao todo, 14 centros hospitalares compõem a rede do CDT: o Hospital de Clínicas, o Hemocentro e o CAISM – todos da Unicamp; o Hospital da PUC e o Hospital Dr. Domingos Boldrini em Campinas; o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu; o Hospital de Base da Fundação da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; o Hospital do Amor de Barretos; o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto; e, na capital paulista, o Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch-M’Boi Mirim, o Hospital Municipal Vila Santa Catarina, o Hospital Santa Marcelina de Itaquera, o Hospital das Clínicas da USP e o Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

##
Profissionais no Laboratório de Homeostasia do Hemocentro, local em que funcionará o CDT que investigará a doença caracterizada pela formação de trombos (coágulos) nas veias de qualquer parte do corpo, mas principalmente nas veias das pernas

O estudo, que terá duração de cinco anos, fará o levantamento de dados prospectivos dos pacientes por um período de até 24 meses e contará com o apoio das empresas Stago, Daiichi Sankyo, Sanofi, Pfizer, Siemmens, Werfen e Sigvaris. Além disso, serão realizadas coletas de sangue dos pacientes incluídos no programa, que ficarão armazenadas em um biobanco no Hemocentro da Unicamp. “As informações levantadas serão inseridas em uma plataforma REDCap, permitindo a formação de uma big data que, seguindo todas as normas éticas, poderá gerar informações valiosas, contribuindo para a melhoria e disseminação de medidas na prática clínica”, relata a docente.  

Aplicação dos resultados                       

Para entender como a trombose acontece no Brasil, o CDT vai levantar um amplo espectro de informações sobre o paciente, como idade, sexo, profissão, naturalidade, peso e altura, além de dados sobre uso de medicamentos, fatores de risco hereditários e adquiridos que contribuíram para a trombose, ocorrência de complicações e necessidade de novas internações no período de avaliação. A partir desses dados, será possível ter uma visão de como os pacientes estão sendo tratados, se apresentam mais complicações do que populações de outros países e os custos da terapia para o Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com Annichino, os chamados estudos de microcusteio são importantes porque estimam os gastos reais de um tratamento no longo prazo. Um exemplo é a síndrome pós-trombótica, complicação muito comum quando a pessoa tem uma trombose nos membros inferiores e que costuma ser relegada a um segundo plano porque o risco de morte é quase inexistente, mas se trata de uma ocorrência que pode afetar muito a qualidade de vida do doente e tem impacto nos gastos com o tratamento. “Às vezes você tem disponível um medicamento mais barato, mas isso não significa que o custo é menor porque tem complicações que vão exigir internações ou mesmo causar óbitos. Dessa forma, estudos de microcusteio podem auxiliar nas estratégias de liberação de medicamentos novos ou mesmo de prevenção”, esclarece.

##
As coletas de sangue dos pacientes incluídos no programa ficarão armazenadas em um biobanco no Hemocentro da Unicamp

Identificação de biomarcadores  

O CDT ainda estabeleceu uma parceria com a professora Ljubica Tasic, do Instituto de Química da Unicamp, para análises metabolômicas das amostras de sangue dos pacientes, na tentativa de identificar biomarcadores relacionados ao risco de trombose. Além disso, com a colaboração dos professores Rubens Maciel, da Faculdade de Engenharia da Unicamp (FEQ), e Thiago Martins, da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, o centro pretende avaliar os dados clínicos e laboratoriais dos registros com o uso de Inteligência Artificial. A finalidade, com isso, é gerar escores para previsão de riscos de ocorrência de trombose em situações como câncer, hospitalização infantil, síndrome pós-trombótica e recorrência em pacientes com trombose venosa.

Os dados obtidos devem auxiliar no desenvolvimento de estratégias públicas e educacionais para profissionais, pacientes e a população em geral. Algumas das iniciativas planejadas incluem aplicativos para uso médico, treinamento para pessoal de laboratório, webnários para discussão de casos de trombose e cursos específicos sobre insuficiência venosa crônica. “No futuro, nós pensamos em fazer parcerias com companhias aéreas, porque um dos fatores de risco para trombose são viagens longas de avião. Educar os passageiros a tomarem bastante líquido, se movimentarem e, especialmente no caso de idosos ou pessoas com comorbidades, verificar a necessidade do uso de meias elásticas ou um anticoagulante como prevenção”, exemplifica a docente. O dia 13 de outubro é considerado o Dia Internacional da Trombose Venosa e o CDT pretende realizar uma ampla campanha para esclarecimentos sobre a doença. 

Veja imagens do local onde funcionará o Centro de Doenças Tromboembólicas (CDT): 

Imagem de capa
Audiodescrição. Foto: Antonio Scarpinetti. Em um laboratório de pesquisas, imagem close-up e em perspectiva de 11 pequenos tubos plásticos com tampas azuis que contêm material e etiquetas com código de barra coladas na lateral. Os tubos estão encaixados em um dispositivo de modo que permanecem alinhados um ao lado do outro. Uma pessoa que usa luvas de silicone brancas segura todo esse conjunto com a mão esquerda. O ambiente ao redor e ao fundo da imagem é totalmente escuro. Imagem 1 de 1.

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”