Nota da Unicamp sobre os restaurantes universitários

Autoria

A propósito da contratação da nova empresa de prestação de serviços de alimentação, a Unicamp esclarece que, diferentemente do difundido, o processo de terceirização do setor não foi iniciado neste momento. Esses serviços já estavam em processo de terceirização e, em 2010, a Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) assumiu a produção e distribuição das refeições nos Restaurantes Universitários (RUs). A mudança atual ocorreu apenas no âmbito do modelo adotado.

No contrato anterior, sob vigência da Funcamp, o vínculo estabeleceu-se por meio de dispensa de licitação, ao passo que, no atual, foi concretizado via processo licitatório. A empresa vencedora Soluções Serviços Terceirizados – cumpriu todas as demandas técnicas exigidas pela Unicamp, assim como as condições expressas pela legislação que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos.

Cabe enfatizar que as mudanças nas tratativas burocráticas não foram resultantes de iniciativa da Universidade, mas advieram de interpretação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que, em 2018, julgou irregular o contrato com a Funcamp.

Por fim, a Unicamp ressalta que constituiu um Comitê Gestor dos Restaurantes Universitários para o acompanhamento, monitoramento e fiscalização dos serviços prestados pela empresa responsável, no que se refere aos procedimentos administrativos, da qualidade do alimento e das condições sanitárias de sua produção.

Cidade Universitária "professor Zeferino Vaz", 21 de setembro de 2022.

Comunidade Interna