Unicamp terá o primeiro laboratório de análises toxicológicas de referência para pesquisa

Edição de imagem

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas (CIATox), da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, firmaram, recentemente, convênio que determina o investimento de aproximadamente R$ 2,15 milhões no CIATox num período de três anos.

Denominado “Toxicologia e Análises Toxicológicas como Fontes de Informação para Políticas Públicas sobre Drogas – Projeto Baco”, o convênio visa a fortalecer o Sistema Brasileiro de Políticas Públicas sobre Drogas, por meio da implantação, no CIATox, do primeiro laboratório de análises toxicológicas de referência para pesquisa de drogas de abuso e Novas Substâncias Psicoativas (NSP) em amostras biológicas do Brasil, com sistema de qualidade reconhecido internacionalmente. 

As drogas de abuso são substâncias que afetam o encéfalo e alteram o humor, como por exemplo álcool e estimulantes. Já as novas substâncias psicoativas apresentam efeitos similares aos de outras drogas, como Cannabis sp., cocaína, heroína, LSD, ecstasy ou metanfetamina.

José Luiz da Costa,
Coordenador-executivo do CIATox, José Luiz da Costa: "O projeto abre outras fronteiras da Toxicologia na Unicamp"

“Esse convênio é um marco na história do CIATox, sendo nosso primeiro grande convênio com o Governo Federal. Esse recurso vai colocar nosso laboratório em outro patamar. Vamos conseguir garantia de qualidade, novos equipamentos, nova base de dados adequada para as análises toxicológicas clínica e forense. O projeto abre outras fronteiras da Toxicologia na Unicamp, com monitoramento de intoxicações mais sofisticado e com maior riqueza de detalhes, que trará vantagens para o diagnóstico do paciente intoxicado”, enaltece José Luiz da Costa, coordenador-executivo do CIATox.

Costa também afirma que “este laboratório poderá dar apoio tanto para serviços de emergência hospitalar, quanto para laboratórios de toxicologia forense ligados às secretarias de Segurança Pública que demandem análise especializada de NSP, exame laboratorial que, atualmente, não é realizado por nenhum estado da Federação”.

O diretor da FCM, Cláudio Coy, ratificou a importância da conquista, lembrando a história do CIATox, que começou como um centro de orientação toxicológica para acidentes, para o qual as pessoas ligavam para se informarem sobre contato com animais peçonhentos e substâncias químicas, por exemplo. Com o passar do tempo, seu trabalho foi se ampliando, passando a orientar sobre dosagens toxicológicas para indústrias, polícia etc. “Esse convênio irá incorporar tecnologia e equipamentos ao CIATox, viabilizando uma série de ações, inclusive de pessoal, então haverá um salto de qualidade muito grande. Também mostra o CIATox como um centro nacional de ponta em dosagens toxicológicas. O reconhecimento do Ministério da Justiça e Segurança Pública atesta a competência do órgão nessa área”, afirma Coy.

Diretor da FCM, Cláudio Coy:
Diretor da FCM, Cláudio Coy: importante conquista

O CIATox

O CIATox é um centro multidisciplinar da Unicamp que completa 40 anos em 2022. Reúne colaboradores e participantes ativos (estudantes de graduação e pós-graduação) das Faculdades de Ciências Médicas, Ciências Farmacêuticas e Enfermagem da Universidade. O serviço conta com a atuação direta de médicos, farmacêuticos e enfermeiros.

José Luiz da Costa atuou como Perito Criminal da Superintendência da Polícia Técnico-Científica de São Paulo por 14 anos (2002-2016). Em boa parte desse tempo, atuou na coordenação e execução de projetos nos laboratórios de exames de entorpecentes (química forense) e toxicologia forense, tendo sido responsável pela captação de cerca de R$ 1,2 milhões em recursos oriundos de fontes de financiamento estadual e federal para projetos de modernização dos laboratórios da Superintendência da Polícia Técnico-Científica. Desde 2016, é professor de Toxicologia da FCF-UNICAMP, sendo coordenador executivo do CIATox-Campinas desde 2017.

Matéria originalmente publicada no site da FCM.

Imagem de capa
Projeto Baco de Toxicologia e Análises Toxicológicas como Fontes de Informação para Políticas Públicas sobre Drogas

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa