Pesquisadores iniciam coleta de dados para inquérito de saúde da população de Campinas

Será realizado em Campinas, a partir de agosto de 2022, o quarto inquérito domiciliar de saúde, o ISACamp 2022. Com uma primeira onda de entrevistas tendo sido realizada em 2001/02, a segunda em 2008/09 e a terceira em 2014/15, os inquéritos ISACamp já propiciaram um avanço importante quanto ao estabelecimento do perfil de saúde e doença da população de Campinas.

Esse quarto inquérito constitui um dos objetivos de um Projeto Temático apoiado pela Fapesp (Processo Fapesp 2017/23995-9). O inquérito abrange uma ampla temática da área da saúde. Por meio dele, prevê-se a coleta de informações sobre a prevalência de doenças crônicas, de problemas agudos de saúde, da ocorrência de acidentes e casos de violência e a prevalência de casos de deficiência física. Pretende-se ainda dimensionar o impacto que os problemas de saúde provocam na qualidade de vida da população e a prevalência de incapacidades funcionais, de problemas emocionais e de transtornos mentais comuns.

Em relação ao uso de serviços de saúde, além de consultas médicas e odontológicas, avalia-se a ocorrência de hospitalizações e de cirurgias, dados esses a serem complementados com informações sobre a realização de exames para detecção precoce de câncer, sobre vacinação e sobre o uso de medicamentos. Um aspecto fundamental também abordado pela pesquisa é o da prevalência e perfil de hábitos capazes de afetar a saúde da população como alimentação, tabagismo, consumo de álcool, prática de atividades físicas e qualidade do sono. Nessa pesquisa, não poderiam, ainda, faltar questões que avaliassem as práticas, as ocorrências e o impacto resultantes da pandemia por covid-19 na população de Campinas.

Os relatórios, elaborados com esse grande universo de informações resultantes dos inquéritos, são encaminhados à Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. Os dados são analisados rigorosamente pelos pesquisadores e alunos envolvidos no projeto. E a produção científica surgida ao longo dos anos com base nos inquéritos ISACamp, tais como as teses de doutorado que se servem da mesma fonte, podem ser acessadas no site do Centro Colaborador em Análise de Situação de Saúde (CCAS) da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Também podem ser consultadas ali outras informações relacionadas a esse inquérito.

Para a realização do ISACamp 2022, uma amostra aleatória de domicílios de Campinas foi estabelecida, abrangendo todas as áreas de planejamento e gestão do município, com o objetivo de gerar 3 mil entrevistas, sendo mil de cada faixa etária (adolescentes, adultos e idosos).

O ISACamp 2022 enfatiza ser muito importante que os moradores dos domicílios sorteados recebam os entrevistadores do inquérito e dediquem parte de seu tempo para responder às perguntas. Com essa contribuição de cada um, o município poderá ter uma compreensão ampla dos problemas de saúde que afligem a população de Campinas e, assim, encontrar as melhores formas de promover uma vida mais saudável para os seus moradores.

Acesse o site do CCAS

Esse quarto inquérito constitui um dos objetivos de um Projeto Temático apoiado pela FAPESP

Comunidade Interna