Diretor da FEEC ganha prêmio Pe. Landell de Moura 2022

Autoria

Diretor da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC) da Unicamp, o professor José Alexandre Diniz recebeu nesta sexta-feira (25) o Prêmio Pe. Landell de Moura 2022, promovido pela Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro). Este prêmio tem o objetivo de estimular atividades de pesquisa e de inovação na área de microeletrônica.

O professor Diniz é um pesquisador inventor, formador de recursos humanos, que fabrica protótipos de dispositivos e circuitos eletrônicos para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país. "Estou muito feliz e orgulhoso pelo prêmio, pois trata-se de um reconhecimento da Sociedade da minha área", disse.

"Comecei nessa área em 1989 como aluno de mestrado na FEEC/Unicamp e nunca mais a larguei. A Unicamp tem várias facilidades de infraestrutura nessa área, na FEEC, no IFGW e no CCSNano, isso ajuda muito no desenvolvimento de uma carreira", acrescentou. "E a Sociedade me ajudou a ampliar as minhas cooperações nacionais e internacionais, o que também facilitou o nosso caminho. Por isso, agradeço muito aos professores, técnicos, alunos e pesquisadores da Unicamp e à Sociedade Brasileira de Microeletrônica", finalizou.

José Alexandre Diniz, diretor da FEEC
O diretor da FEEC, José Alexandre Diniz: reconhecimento da SBMicro pelo trabalho desenvolvido

O Prêmio Pe.Landell de Moura

O Prêmio Pe. Landell de Moura  foi criado em 2007, tendo recebido esse nome como reconhecimento da atuação inovadora do Padre Landell de Moura. Ele foi um precursor do rádio, demonstrando um sistema de comunicação sem fio por ondas eletromagnéticas, incluindo os componentes inventados por ele próprio, em 1894; demonstrou também a comunicação de voz a distância por modulação de feixe luminoso.

A entrega do prêmio ocorreu durante a cerimônia de encerramento do Chip in the Minuano –  um fórum internacional da Sociedade Brasileira de Microeletrônica dedicado à fabricação e modelagem de microssistemas, circuitos integrados e dispositivos, realizado anualmente no Brasil. Recebeu o nome de Minuano por estar sendo realizado no Rio Grande do Sul.

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo