Flávio Aguiar toma posse como diretor da FOP

##
Solenidade de posse foi presidida pelo reitor Antonio Meirelles; Flávio Aguiar (à direita) substitui Francisco Haiter Neto (à esquerda)

O cirurgião-dentista Flávio Henrique Baggio Aguiar, da área de Dentística, tomou posse como diretor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, na tarde desta quarta-feira (24), para o quadriênio 2022-2026. A cerimônia, realizada no salão nobre Plínio Alves de Moraes, foi presidida pelo reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles. A professora Karina Gonzales Silverio Ruiz, da área de Periodontia, foi escolhida para ocupar o cargo de diretora associada. Aguiar substitui o professor Francisco Haiter Neto, que esteve à frente da FOP no quadriênio 2018-2022.

Várias autoridades participaram da solenidade, entre elas os pró-reitores da Unicamp, vereadores de Piracicaba, representantes de classe, além de docentes, funcionários e alunos da FOP.

O reitor da Unicamp destacou os serviços que a Faculdade presta à sociedade, a importância dos Programas de Pós-Graduação e a pretensão de estreitar laços com a Unidade. E ainda comentou sobre a possibilidade de ampliação dos cursos e um papel de destaque maior na área da saúde.

O novo diretor pretende dar continuidade às obras da atual gestão, como, por exemplo, finalizar a construção do Centro Clínico Multidisciplinar, o que resultará em mais unidades de atendimento, e do Centro de Convivência (antiga Asfop). “Daremos todo o suporte necessário ao ensino, à pesquisa e à extensão e ao atendimento aos pacientes. Pretendemos avançar na melhoria das infraestruturas físicas e tecnológicas, além de otimizar e aumentar os recursos pessoais necessários. Assim, acreditamos que podemos melhorar ainda mais a qualidade de vida dos nossos alunos, servidores e usuários da FOP”, destacou.

Aguiar possui graduação em Odontologia (1998), mestrado (2000) e doutorado (2004), ambos em Clínica Odontológica e todos pela FOP-Unicamp. Ele foi coordenador associado da Graduação (2011-2014) e coordenador da Graduação (2014-2018). O cirurgião-dentista tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Dentística, atuando principalmente nas seguintes especialidades: resina composta, infiltração marginal, fotoativação, sistemas adesivos e técnica de restauração.

Em seu discurso de despedida, emocionado, Haiter fez uma retrospectiva sobre seus quatro anos de mandato. Em um cenário de incertezas ocasionadas pela pandemia do coronavírus, o agora ex-diretor foi coroado com a aprovação de recursos financeiros na ordem de R$ 12 milhões para a conclusão do Centro Clínico Multidisciplinar. Outro ponto destacado pelo docente foi a reforma da Clínica Odontológica de Graduação, que, segundo ele, é considerada uma das melhores do Brasil.

Flávio Aguiar
Flávio Aguiar pretende dar continuidade às obras da atual gestão e finalizar a construção do Centro Clínico Multidisciplinar

Mulheres na FOP

A professora Ruiz é a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora associada na FOP. A escolha da docente reflete a mudança que vem acontecendo na área de odontologia. Atualmente, 72% (329) dos alunos de graduação na Unidade são mulheres. Na pós-graduação,a representatividade é de 62% (323). No quadro de docentes da FOP, as professoras já ocupam 38% (29) dos cargos, enquanto que, entre os servidores não-docentes, 57% (65) são ocupados por mulheres.

A professora prefere atribuir a indicação do seu nome à sua trajetória dentro da Instituição, e não ao fato de ser mulher. Desde a sua contratação como docente, a professora Ruiz, segundo afirmou, teve a oportunidade de coordenar o Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica, notando que, em seguida, ocupou o cargo de Coordenadora Geral da Pós-Graduação. “Essas duas experiências possibilitaram um bom aprendizado sobre o funcionamento da pós-graduação, além de significar vivenciar um pouco do aspecto administrativo da Instituição”, disse a professora.

Segundo Ruiz, ela e o professor Aguiar estão somando suas experiências. Ele, como Coordenador de Graduação e Diretor Associado, e ela, com a sua experiência na Pós-Graduação. Dois pilares importantes dentro da FOP. Ressaltou ainda que, apesar do cargo de diretor associado ser o mais alto a ser ocupado por uma mulher na Unidade, outras mulheres já tiveram representatividade importante na FOP.

A Unidade, fundada em 1957, tem como ponto de destaque o alto nível de seus Programas de Pós-Graduação, o qual possui 4 dos 11 cursos de excelência em odontologia do país, além da expressiva produção científica na área odontológica em termos nacionais.  O Instituto é responsável, junto com a Prefeitura do Município de Piracicaba, pelo fato de a taxa de incidência de cárie na cidade ser menor que a média nacional.

Com aproximadamente 980 alunos, distribuídos nos cursos de graduação e pós-graduação em odontologia, a Unidade se encontra entre as 20 melhores faculdades de odontologia do mundo. O quadro de servidores é formado por 77 docentes e 115 funcionários. Semanalmente, são atendidos cerca de 1.500 pacientes no Instituto.

Matéria originalmente publicada no site da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP).

Flávio Aguiar e Karina Ruiz estarão à frente da FOP até 2026

Comunidade Interna