Edson Kitaka, da Informática do HC, recebe prêmio de líder de inovação em saúde

Edson Luiz Kitaka, diretor da Divisão de Informática (DINF) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, recebeu, no último dia 20 de agosto, o prêmio Leader Innovation Award na categoria Saúde. A entrega do prêmio aconteceu durante o Innovation Meeting, o maior evento brasileiro de inovação, tecnologia e gestão, que acontece, anualmente, no Nordeste. Mais de mil participantes votaram online para a escolha dos vencedores em cada categoria.

“O prêmio foi inesperado para mim. O bacana foi perceber que outras empresas estão olhando para o que fazemos aqui dentro do HC da Unicamp. Isso só é possível graças a minha equipe e à alta gestão do hospital, que me apoia nessas loucuras tecnológicas. Divido com eles esse prêmio”, comentou Kitaka.

A veia da inovação pulsa em Kitaka há bastante tempo. Em 2009, a DINF do HC da Unicamp foi responsável pela instalação da primeira sala de telemedicina do Brasil. A sala foi utilizada, por exemplo, para ajudar no atendimento a vítimas do acidente ocorrido na boate Kiss, no treinamento para as Olimpíadas do Rio de Janeiro e para os preparativos da Copa do Mundo no Brasil. No mesmo ano, o HC deu início também ao projeto de arquivamento de imagens digitais (PACS).

Em 2016, em parceria com o Instituto Eldorado, foi criado um sistema inovador, para a época, envolvendo o uso do Internet of Things (IOT), que possibilitou o rastreamento de pessoas e equipamentos. O projeto foi batizado com o nome de Trackbee, porque utilizava a tecnologia de beacons e wi-fi.

No ano de 2010, a área de Informática começou a criar aplicativos que pudessem trabalhar em nuvem – tema pouco discutido e conhecido na época – e que fossem utilizados por toda a comunidade da Unicamp. Essa inovação mostrou-se importante para o processo de implantação do sistema AGHUse, iniciado em 2016, e que pode funcionar em nuvem.

Já em sua fase final de implantação dos módulos no HC, o AGHUse disponibilizará, em breve, uma ferramenta para melhorar o relacionamento do paciente com o hospital.

“Iremos implantar um módulo que permitirá ao paciente atualizar seu cadastro, verificar seus agendamentos, remarcar sua consulta, receber orientações, entre outras funcionalidades. O paciente poderá acessar tudo isso do próprio celular ou computador”, revelou Kitaka.

Pensando no futuro do hospital, o diretor da DINF ainda pretende implantar a tecnologia 5G para a conexão de equipamentos médicos e o metaverso – realidade virtual – para o treinamento cirúrgico e para o tratamento de pacientes, por exemplo. “Não é fácil inovar. Temos boas ideias. Vamos agora atrás do financiamento para viabilizar isso”, ressaltou Kitaka.

Matéria originalmente publicada no site do HC da Unicamp.

Imagem de capa
Edson Luiz Kitaka, diretor da Divisão de Informática (DINF) do HC da Unicamp recebeu o prêmio "Leader Innovation Award" na categoria Saúde

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola