Reitor participa de formatura de alunos da Escola Superior de Bombeiros

Autoria
##
Reitor Antonio José de Almeida Meirelles: “Como professor, a gente sabe da importância e emoção de uma formatura"

O reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, participou nesta sexta-feira (12) da solenidade de formatura de alunos do curso de sargento da Escola Superior de Bombeiros (ESB), localizada no município de Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo. Receberam a certificação 82 alunos – 75 homens e sete mulheres.

Referência na disseminação do conhecimento na área de prevenção e combate a incêndios e emergências, a ESB recebe profissionais de vários países. Hoje a escola é considerada o maior centro de treinamento de bombeiros da América Latina.

“Como professor, a gente sabe da importância e emoção de uma formatura. É a emoção de um dever cumprido e isso é algo que não diz respeito apenas aos formandos, mas é algo que se estende também aos familiares deles”, disse o reitor em pronunciamento durante a solenidade.

“O espírito de dedicação que os bombeiros têm, nós também, da Universidade, temos. Nós queremos formar pessoas, desenvolver conhecimento e ciência e tecnologia. E tudo isso para servir à sociedade”, argumentou. “E esse espírito de servidor público faz parte de nossas instituições”, concluiu o reitor, lembrando que a Unicamp tem um acordo para a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros no campus de Barão Geraldo, em Campinas. Um terreno de 5.000 m² já foi reservado para a construção da sede dessa unidade.

##
Coordenadora da Secretaria de Vivência do Campus (SVC), Susana Durão: colaboração com os Bombeiros pode ser vantajosa

A professora Susana Durão, da Secretaria de Vivência do Campus (SVC), disse que a aproximação da Universidade com o Corpo de Bombeiros é importante sob vários aspectos.

“Primeiro, em relação à parte da prevenção e combate a sinistros, mas não apenas isso. É importante também por apoiar algum tipo de formação, como trocas de conhecimento. Porque os bombeiros, pela maneira como são formados, têm conhecimentos técnicos que são importantes para a Universidade”, avaliou.

A professora lembrou que a Universidade conta com laboratórios, manipula produtos perigosos, possui áreas de mata ou muito abertas e, por isso, a colaboração com os Bombeiros pode ser vantajosa. “Trata-se de um complemento. Isso [a aproximação] não quer dizer que seja uma substituição de um trabalho que já vem sendo feito pela Unicamp, que é o trabalho de prevenção. Até mesmo um Grupo de Trabalho foi montado para isso”, explicou a coordenadora.

“Aqui, assim como na Unicamp e em todas as escolas, a ESB é uma casa do saber, do conhecimento e da meritocracia e vemos a construção da unidade no campus como mais um elo, mais um braço amigo que nós teremos na Unicamp”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Valdir Pavão.

Em saudação aos formandos, o comandante afirmou que a ESB pode ser chamada de a “escola dos bravos” – em vista da dificuldade que o aluno enfrenta até chegar à formatura. É que, segundo ele, antes de fazer a escola superior, o aspirante precisa passar por uma escola de sargentos. “Então aqueles homens e mulheres que se dispõem a percorrer todo esse caminho, eu os reverencio e os saúdo, porque, realmente, são pessoas que têm a fome de aprender", disse.

De acordo com informações do site oficial da corporação, a estrutura da ESB foi erguida em um terreno de 108,9 hectares, às margens do rio Juqueri e do Reservatório Paulo de Paiva Castro. São 37,6 mil m² de área construída e uma ampla invernada, onde são realizados os mais diversos treinamentos. Nas instalações, encontram-se 32 salas de aula, alojamento para 768 alunos, quatro refeitórios, duas torres de treinamento para combate a incêndio e salvamento em altura, uma pista para treinamento de busca e resgate em estruturas colapsadas, galerias subterrâneas para treinamento em espaço confinado e três pistas para exercícios de combate a incêndios.

Veja imagens da formatura da Escola Superior dos Bombeiros.

Solenidade de formatura de 82 alunos do curso de sargento, sendo sete mulheres

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo