Novos acordos aceleram integração entre as três universidades estaduais paulistas

Autoria
Edição de imagem

Iniciado no primeiro trimestre deste ano, o processo de integração promovido pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) acaba de fechar novos acordos. Um curso será ofertado em agosto a estudantes das três instituições como iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação (PRG). Editais conjuntos começam a ser publicados, e atividades culturais compartilhadas estão sendo definidas. Além disso, foi marcado para 2023 o primeiro Congresso de Iniciação Científica, que reunirá trabalhos de estudantes das três universidades.

Em reunião realizada no dia 15 de junho deste ano, no campus Barão Geraldo, grupos de trabalho formados por pró-reitores, professores, pesquisadores e servidores das três universidades estudaram a unificação de processos e o compartilhamento de dados, programas e conteúdos. A ideia da integração abrange desde a validação de disciplinas e o aumento do intercâmbio entre os estudantes até a adoção de medidas sanitárias conjuntas, como as de enfrentamento de pandemias, por exemplo.

Mesa de abertura do encontro que reuniu os reitores, coordenadores e pró-reitores no campus da Unicamp, em Campinas, no dia 15 de junho
Mesa de abertura do encontro que reuniu os reitores, vice-reitoras e pró-reitores no campus da Unicamp, em Campinas, no dia 15 de junho

Sustentabilidade empresarial

A primeira atividade do semestre é o curso de graduação “Sustentabilidade Empresarial”, que tem início previsto para o dia 17 de agosto. Organizado pelo professor Rosley Anholon, membro da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp e do Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE), o curso vai tratar de questões como o novo conceito de valor a ser gerado pelas empresas, a sustentabilidade no contexto da Indústria 4.0, fundamentos de governança corporativa, a importância das normas ISO, entre outros assuntos.

Segundo Anholon, o curso deverá ser totalmente online e será finalizado em 15 encontros. “É uma disciplina de dois créditos, duas horas por semana. Eu e minha equipe planejamos oito encontros para apresentar conteúdos sobre diferentes temas. Dois encontros serão dedicados às provas e o restante, às palestras de convidados”, explicou o professor.

Ele conta que o interesse pelo curso foi muito grande. Registraram-se 1.252 manifestações de interesse vindas não apenas de estudantes das três universidades paulistas. O curso atraiu a atenção de alunos de muitas instituições de ensino superior, entre elas, do Pará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

O grupo organizador do curso selecionou 200 estudantes. O acesso, no entanto, estará aberto aos que não foram escolhidos. “Eles poderão assistir, mas não serão submetidos a avaliação, como os demais”, explicou o professor.

“Para aqueles que não conseguiram vagas, será disponibilizado acesso ao material e acompanhamento dos debates via streaming. Em função de haver estudantes de muitas regiões do país e por se tratar de um projeto-piloto, a PRG permitiu que essa disciplina ocorresse de forma online”, acrescentou. 

Pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Fernando Coelho:
Pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Fernando Coelho: Lançamento de um edital voltado para Divulgação Científica e Artística

Centenário da Semana de Arte Moderna

Várias ações de integração foram elaboradas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp. Pela primeira vez, as orquestras das três universidades paulistas deverão atuar juntas em um concerto. No dia 28 de agosto, no Auditório Simón Bolívar do Memorial da América Latina, em São Paulo, as orquestras vão tocar como parte das comemorações do Centenário da Semana de Arte Moderna e do bicentenário da Independência do Brasil.

A Proec também anunciou que deverá lançar um edital conjunto com a USP voltado para a Divulgação Científica e Artística. Segundo o pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp, Fernando Coelho, o edital deverá movimentar recursos de R$ 200 a 400 mil, vindos de cada universidade, e deverá contemplar, preferencialmente, propostas envolvendo equipes das duas universidades. Não está excluída, no entanto, a possibilidade de que sejam contempladas ações individuais de docentes e pesquisadores da Unicamp e da USP. Segundo Coelho, a Unesp não participa, pois já havia lançado edital sobre esse mesmo tema.

Uma outra ação conjunta prevê exposições artísticas itinerantes, com a circulação dos acervos das universidades paulistas pelos campi. A primeira será a exposição demonumenta da FAU/USP.

Além do edital de Divulgação Científica e Cultural, a Proec já tem definida a realização do Workshop sobre Línguas Indígenas, envolvendo as três universidades. O evento está programado para acontecer em outubro ou novembro. “Já temos também agendado para o mês de junho de 2023 o 1º Congresso Paulista de Extensão e Cultura das três universidades paulistas, aberto à participação nacional”, revelou Coelho.

Segundo o pró-reitor, a integração é um processo enriquecedor tanto para as universidades quanto para os estudantes. “Ganhamos muito com essa aproximação porque juntamos forças e conhecimento em todas as áreas das três universidades. Além disso, politicamente, esse movimento de interação nos fortalece muito frente à sociedade paulista e brasileira”, finalizou.

Orquestra Sinfônica da Unicamp; pela primeira vez, as orquestras das três universidades paulistas deverão atuar juntas em um concerto
Orquestra Sinfônica da Unicamp; pela primeira vez, as orquestras das três universidades paulistas deverão atuar juntas em um concerto

Congresso de Iniciação Científica

O pró-reitor de Pesquisa, professor João Romano contou que já está definida para 2023 a realização do 1º Congresso Unificado de Iniciação Científica (IC), quando deverão ser apresentados os trabalhos premiados das três universidades.

Romano disse que, em outra frente, as instituições estão trabalhando para promover o estímulo à formação de redes de pesquisa e o compartilhamento de recursos. Nessa frente, diz, há duas grandes vertentes: por um lado, a busca por financiamento (inclusive dos fundos internos) para projetos executados por equipes com membros das três universidades; de outro, o diálogo com a Fapesp para a criação de editais com vistas à utilização dos fundos complementares, ao fomento da mobilidade entre os campi e à unificação dos sistemas de acesso a equipamentos multiusuários.

Romano diz que há alinhamento também quanto à construção de uma agenda conjunta com relação às boas práticas científicas e quanto à realização de eventos em conjunto. Ele conta ainda que também tem avançado a agenda para a agilização de processos de importação com a articulação entre, de um lado, as três universidades e órgãos como Cruesp, Fapesp e Instituto Butantã e, de outro lado, órgãos governamentais como a Anvisa e a Receita Federal tendo por objetivo a melhoria dos processos de circulação de insumos e amostras para pesquisa.

Pró-reitor de Pesquisa, professor João Romano: Em 2023, o primeiro Congresso
Pró-reitor de Pesquisa, professor João Romano: Em 2023, o 1º Congresso Unificado de Iniciação Científica (IC)

Pós-Graduação em Bioenergia

A professora Rachel Meneguello, pró-reitora de Pós- Graduação, disse que um exemplo de sucesso dessa integração é a realização do curso de Pós-Graduação em Bioenergia, elaborado e implementado pelas três universidades. “Estamos ainda em discussão para a implantação de disciplinas e outras ações, mas há um grupo de assessores das pró-reitorias que tem estudado as possibilidades concretas tanto no âmbito administrativo (integração para uma plataforma única), quanto acadêmico, que envolve disciplinas em comum”, afirmou ela.

Leia mais

Iniciativa do Cruesp pretende fortalecer ações conjuntas da USP, Unesp e Unicamp

Universidades estaduais paulistas avaliam integração

Imagem de capa
Audiodescrição (AD): Em uma ampla sala, imagem em plano geral de 10 pessoas sentadas em carteiras escolares com braço, de maneira a formar uma grande roda. Todos parecem concentrados, sendo que alguns escrevem com caneta em folhas de papel sulfite, outros operam smartphones e conversam. Todos usam máscara de proteção respiratória e vestem traje social. Imagem 1 de 1.

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”