Reitor recebe representantes da União Estadual de Estudantes

Autoria
Edição de imagem

O reitor da Unicamp, Antonio Meirelles, e a chefe de Gabinete Adjunta da Reitoria, Adriana Nunes Ferreira, receberam nesta segunda-feira (27) representantes da União Estadual dos Estudantes de São Paulo. Participaram do encontro a presidenta da entidade, Tayná Wine, sua diretora de Relações Institucionais, Ester Moraes, e a diretora de Comunicação, Vick Matos.

A UEE pediu apoio para a realização de um festival em favor das cotas étnico-raciais nas universidades, previsto para agosto. A ideia é promover atividades culturais e de mobilização em prol da manutenção do sistema de cotas para pretos, pardos e indígenas. 

A Lei das Cotas, que facilitou o acesso de estudantes pobres, negros, indígenas e com deficiência à universidade pública, foi criada em 2012 e será reavaliada pelo Congresso neste ano. Se seus objetivos forem considerados alcançados, a política pode ser descontinuada. 

De acordo com a Agência Senado, vários projetos tratam do tema no Congresso. Há proposta de adiamento da revisão em 10 ou 50 anos. Outras preveem a ampliação da política, mas há também propostas de redução ou de eliminação do sistema.  A Unicamp adotou o sistema de cotas raciais em 2017 e reservou 25% das vagas disponíveis para candidatos autodeclarados pretos e pardos. Criou, também, o Vestibular Indígena. 

##
Estudantes solicitaram apoio da Reitoria para a realização de um festival em favor das cotas étnico-raciais nas universidades, previsto para agosto

Encaminhamento e possibilidades de apoio

O reitor explicou que, do ponto de vista orçamentário, não é possível contribuir para o festival, já que não se trata de uma atividade da Universidade, mas prometeu considerar outras formas de apoio.

A professora Adriana Ferreira orientou os dirigentes da UEE a formalizarem um projeto e disse que poderia encaminhar demandas referentes ao festival à Pró-Reitoria de Cultura. Ela garantiu ainda que a reitoria quer manter diálogo com as entidades estudantis. O grupo ainda discutiu a recepção aos alunos no retorno do recesso, em agosto.

 

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Deape (Apoio e Permanência Estudantil), tem o objetivo de ampliar o escopo de ações do SAE e a Detic (Tecnologia de Informação e Comunicação), a proposta é centralizar e orientar a gestão e a governança de TIC na Universidade 

Atualidades

De 30 de outubro a 13 de novembro, cada uma das 26 unidades deverá indicar o nome de um egresso da graduação, um da pós-graduação stricto sensu e um de cada colégio técnico

Inscrições são gratuitas e devem ser feitas na página da Comvest, a partir desta terça-feira (26)

Docente é referência em pesquisas relacionadas à saúde da mulher, em especial ao uso de métodos contraceptivos

Cultura & Sociedade

Coeditada pelo professor da Faculdade de Educação Física Marco Bortoleto, coletânea traz trabalhos de ex-alunas da Universidade

A Rede de Apoio ao Ensino Superior é uma organização social e acadêmica criada com o objetivo de reunir docentes, gestores e demais profissionais das instituições envolvidas nos processos de formação