Final da Olimpíada de História da Unicamp terá estudantes de todos os Estados

Edição de imagem

A Unicamp anunciou os estudantes finalistas de escolas públicas e particulares da 14ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Serão 320 grupos, concorrendo a medalhas de bronze, prata e ouro. Após dois anos em formato online, a final da ONHB ocorrerá de forma presencial na Unicamp, nos dias 20 e 21 de agosto.

A maior parte das equipes finalistas é da região Nordeste, com 213 grupos. Destacam-se os Estados do Ceará, com 83 equipes, Pernambuco, com 46, e Bahia, com 30 equipes. Na sequência, estão Rio Grande do Norte, com 28 equipes, Sergipe, com 11, e Paraíba, com 9. Alagoas, Maranhão e Piauí têm duas equipes cada. 

Entre as outras regiões, o Estado de São Paulo lidera com 41 grupos, seguido por Minas Gerais, com 15. 

Neste ano, a ONHB recebeu inscrições de 11,4 mil equipes, totalizando mais de 73 mil pessoas. Participam da Olimpíada estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em grupos compostos por três alunos e um professor. 

“Estamos otimistas com a retomada da final presencial da ONHB. Essa é uma experiência importante para as equipes, uma oportunidade de conhecerem a Unicamp e interagirem com estudantes de todo o Brasil”, explica Cristina Meneguello, coordenadora da ONHB e professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH).

Sobre a Olimpíada de História

A ONHB teve seis fases online, nos meses de maio e junho, com duração de uma semana cada. As provas incluíram questões de múltipla escolha e tarefas elaboradas pelos participantes a partir de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor. 

As equipes farão uma prova dissertativa no dia 20/8. No dia seguinte, serão anunciados os grupos medalhistas em uma cerimônia no Ginásio da Unicamp. Serão entregues 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze. As equipes que não forem premiadas receberão medalha de honra ao mérito.

Além de temas de História do Brasil, as questões da ONHB abordam questões interdisciplinares de geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades etc. 

“A ONHB é uma importante ferramenta de ensino de História do Brasil e estimula a análise crítica dos estudantes. Também contribui para a preparação de alunos para vestibulares, concursos e exames como o ENEM”, acrescenta Meneguello.

A competição faz parte do edital ‘Vagas Olímpicas’ da Unicamp. Conforme seu desempenho, os participantes podem concorrer a duas vagas no curso de graduação em História da Unicamp sem passarem pelo vestibular. 

A ONHB é realizada com apoio do Departamento de História da Unicamp e da Associação Nacional de História (Anpuh), com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos.

Imagem de capa
A maior parte das equipes finalistas é da região Nordeste, com 213 grupos; 320 equipes participarão da final em agosto, na Unicamp

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa