Dia Nacional de Combate ao glaucoma, uma doença silenciosa

O dia 26 de maio é o Dia Nacional de Combate ao glaucoma, a segunda maior causa de cegueira no mundo, atrás apenas da catarata. A doença está associada ao aumento da pressão ocular e provoca a perda progressiva da visão, até a cegueira permanente.

O glaucoma é uma doença ainda sem cura, mas ela pode ser controlada com tratamento adequado com colírios, cirurgias ou uso de laser. Quanto mais cedo for descoberta, maior a chance de tratamento efetivo.

“A doença é assintomática. Em geral, quando o paciente percebe alterações na visão, já está com grande parte dela comprometida. Cerca de 50% da população com glaucoma não sabe que tem a doença. Por isso, é importante passar por exames periódicos”, explica o oftalmologista Vital Paulino Costa, chefe da área de glaucoma do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp.

Prevalência e atendimento

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Mais de 76 milhões de pessoas foram afetadas em 2020, e mais 40 milhões o serão nos próximos anos. No Brasil, estima-se que 3,1% da população tenha a doença. O diagnóstico e o tratamento são cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O HC da Unicamp é referência em 42 municípios e presta atendimento pelo SUS para uma população estimada em 3,2 milhões de pessoas. O ambulatório de Oftalmologia é responsável pelas consultas clínicas e exames de campo visual; o centro cirúrgico ambulatorial, pelos procedimentos cirúrgicos, e a Farmácia de Alto Custo, pela liberação de medicamentos para o tratamento de glaucoma.

Matéria original publicada no site do Hospital de Clínicas da Unicamp.

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo