Ortopedia e Traumatologia do HC realizam dezenas de cirurgias em duas semanas

Nos últimos dois finais de semana (14-15 e 21-22/5), a Área de Ortopedia e Traumatologia do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e suas respectivas subespecialidades realizaram 21 cirurgias em 19 pacientes internados. Os mutirões foram solicitados pela Superintendência e pela Coordenadoria de Assistência (COAS) do Hospital, em razão  do alto índice de internação de pacientes, oriundos de diversas cidades da região de Campinas. O HC mantém, em média, de 38 a 40 pacientes internados na Ortopedia.

De acordo com Rodrigo Pagnano, chefe do Departamento de Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e responsável pelo ambulatório de Ortopedia e Traumatologia do HC, “foram, na maioria, cirurgia de grande porte e alta e média complexidade, executadas por diversas equipes especializadas do hospital”.  Segundo o cirurgião ortopédico Maurício Etchebehere, o final de semana de 22 de maio foi o mais intenso. Além das cirurgias programadas, ainda foram operados dois pacientes acidentados no próprio sábado e atendidos outros casos de menor complexidade, encaminhados por cidades da região ao HC da Unicamp.

“A vocação do HC é tratar casos de alta complexidade. Fraturas simples não devem ser enviadas para a Unicamp. Felizmente, cumprimos nosso papel de excelência e tivemos a ajuda de outras disciplinas, como a Cirurgia Vascular. Fizemos um belíssimo trabalho e vamos continuar fazendo”, disse Maurício, agradecendo o apoio da Coordenadoria da Assistência do HC, da Superintendência do Hospital e da Unicamp.

A coordenadora de assistência do HC e também cirurgiã Elaine Cristina de Ataíde confirma que os casos de baixa complexidade poderiam ser resolvidos em suas cidades de origem.

“Em breve faremos uma pactuação com as cidades da região e com a Diretoria Regional de Saúde para acertarmos essa regulamentação. Enquanto isso não acontece, faremos os mutirões, contando com o apoio da Reitoria, da Secretaria Estadual da Saúde e de todas as nossas equipes de profissionais, que se desdobram para atender bem aos nossos pacientes”, disse Elaine.

Matéria original publicada no site do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp.

Foram realizados 21 procedimentos em 19 pacientes; o hospital mantém, em média, de 38 a 40 internações na Área

Comunidade Interna