Maio Amarelo: Unicamp inicia campanha de prevenção aos acidentes no trânsito

Juntos salvamos vidas. Esse é o tema da campanha de 2022 do movimento Maio Amarelo, que há nove anos procura chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), que coordena a campanha, cerca de 90 pessoas morrem diariamente no Brasil vítimas de acidentes de trânsito. Em 2020, 36,7% das mortes foram de ocupantes de motocicletas e 21,4% de condutores e passageiros de automóveis.

“No HC recebemos, por mês, em média, 100 pessoas vítimas de trauma por acidente de trânsito. Metade dessas vítimas é de condutores ou passageiros de motocicletas. Com o Maio Amarelo procuramos conscientizar as novas gerações sobre a importância da prevenção para baixarmos esse índice”, ressaltou o cirurgião Gustavo Fraga durante reunião internacional mensal da disciplina da Cirurgia do Trauma, ocorrida na manhã de segunda-feira (2).

A Liga Acadêmica do Trauma da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), a Prefeitura Universitária e a EMDEC promoverão diversas ações durante o mês. Elas acontecerão após o almoço no Bandejão, na Praça da Paz e na saída da Unicamp para a rodovia Dom Pedro. O  PARTY (Prevenção do Trauma Relacionado ao Álcool da Juventude, na sigla em inglês), projeto canadense presente na Unicamp desde 2010, programou uma ação de prevenção para motociclistas no centro de Campinas, em parceria com a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC). Haverá também uma simulação de acidente com múltiplas vítimas com alunos de graduação de Medicina (a confirmar).

Veja aqui a programação.

“Esse ano, em razão da pandemia, faremos o PARTY fora do campus. As demais atividades serão na Unicamp. Haverá um “pedágio amarelo” para sensibilização dos pedestres e ciclistas que circulam pela Unicamp e pretendemos fazer uma simulação de acidente com múltiplas vítimas com alunos da graduação de Medicina no final do mês”, explica Thiago Calderan, médico assistente da disciplina de Cirurgia do Trauma da Unicamp.

Matéria original publicada no site do Hospital de Clínicas da Unicamp.

Faixa ilustra campanha realizada em 2019. A Liga Acadêmica do Trauma da FCM, a Prefeitura Universitária e a EMDEC promoverão diversas ações durante todo o mês

Comunidade Interna