Força-Tarefa participou de mutirão de serviços de saúde no Terminal Central de Campinas

Autoria

Nos dias 19 e 20 de abril, a Frente de Ações Sociais da Força-Tarefa Unicamp contra a Covid-19 participou de um mutirão de serviços de saúde gratuitos para a população realizado no Terminal Central de Campinas. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas (SMASDH), em parceria com a Unicamp e a Faculdade Anhanguera.

No dia 19, foram realizados 220 testes:110 do tipo RT-PCR e 110 testes rápidos para detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM). Não houve resultados positivos para Covid-19. Já a pesquisa sorológica apontou 107 resultados IgG positivos.

No dia 20, foram 210 testes, sendo 105 do tipo RT-PCR e 105 testes rápidos para detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM). Identificaram-se 3 casos positivos para Covid-19 na testagem por RT-PCR. A pesquisa sorológica apontou 98 resultados positivos. Todos aqueles com resultado de RT-PCR positivo receberam, por telefone, orientações sobre os cuidados necessários.

Voluntários durante a testagem no Terminal Central: A medida é necessária diante da possibilidade de surgimento de novas variantes

Os organizadores alertam que, apesar da baixa taxa de positividade, é importante manter as medidas de higienização das mãos e o uso de máscara em ambientes de maior risco, fechados ou com aglomerações. É importante também manter a vigilância epidemiológica sobre a doença, por meio dos programas de testagem e mapeamento genômico do vírus em circulação no Brasil. A medida é necessária diante da possibilidade de surgimento de novas variantes.

“À parte a importância sanitária da ação, cabe lembrar que a extensão, um dos pilares da universidade, fortalece sua relação com a sociedade”, destaca Adilton Leite, da Diretoria Executiva da Área da Saúde e voluntário nas testagens. Para ele, os projetos de extensão beneficiam tanto quem recebe conhecimentos e assistência quanto quem os fornece, pois a universidade tem a oportunidade de aprender com a comunidade e de exercer o gratificante papel de melhorar diretamente a qualidade de vida das pessoas com mudanças positivas no meio onde está inserida.

A Força-Tarefa agradece a parceria de sucesso firmada com SMASDH e a Faculdade Anhanguera e espera que novas ações de saúde sejam realizadas no município.

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo