Unicamp realiza acolhimento a novos docentes

Autoria
Edição de imagem
audiodescrição: fotografia colorida de docentes sentados na sala do consu; na mesa principal estão o reitor e pró-reitores da unicamp
Acolhimento a novos docentes contou com boas-vindas, orientação e discussão sobre processo de ensino e aprendizagem

Professores contratados a partir de 2020 participaram, nos dias 12 e 13 de abril, do “11º Acolhimento de Novos Docentes da Unicamp”. O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG), pelo Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA2) e pelo Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE). O objetivo foi integrar os novos professores à vida acadêmica, orientá-los acerca do funcionamento da Universidade e discutir processos de ensino e aprendizagem. Com a suspensão do acolhimento presencial em virtude da pandemia, a atividade recebeu docentes que ingressaram nos últimos dois anos.

O encontro teve início na manhã do dia 12. As boas-vindas foram apresentadas pelo reitor da Universidade, Antonio José de Almeida Meirelles, por pró-reitores e pela coordenadoria da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp). O reitor salientou o momento especial que a Unicamp vive, com a retomada das atividades presenciais e a contratação de novos docentes. “Isso nos permite vislumbrar o futuro da Universidade, com a força dos jovens docentes”, disse.

Ele destacou a excelência da Unicamp e o desafio para mantê-la, considerando as dificuldades decorrentes da pandemia. Frisou também o papel dos professores no fortalecimento do tripé de atuação da Unicamp - pesquisa, ensino e extensão. “Vocês são o elo de uma universidade com uma grande história e que construiu um grande nome no país e internacionalmente”.

audiodescrição: fotografia colorida dos professores na sala do consu
Evento recepcionou docentes que ingressaram na Unicamp entre 2020 e 2022

Acolhimento recebeu docentes de 2020 a 2022

Foram convidados para o acolhimento 68 docentes, desde os que entraram pouco antes da pandemia até os recém-chegados. Aproximadamente 30 participaram da atividade. Todos puderam compartilhar um pouco de suas trajetórias profissionais. 

Docente da Unicamp desde o início de 2020, a professora do Instituto de Artes Erika Schwarz deu apenas uma aula antes da suspensão das atividades presenciais. “Esse período online foi um desafio, mas a infraestrutura que a Unicamp nos ofereceu, com as plataformas de ensino, ajudou a deixar mais dinâmico o processo”. 

Atuando na área de Artes Cênicas, ela relatou a felicidade de ministrar as disciplinas práticas fora das telas. “Estou feliz em retornar ao trabalho presencial e realizar as disciplinas que envolvem o corpo. O ambiente construído em grupo, com troca de energia, é algo importante para nós”. 

audiodescrição: fotografia colorida dos professores erika e edson
Professores Eder Pincinato e Erika Schawrz iniciaram a docência na Unicamp em 2020

Eder Pincinato, professor da Faculdade de Ciências Médicas que ingressou na Unicamp durante a pandemia, não escondia o entusiasmo com o retorno e com as boas-vindas ao campus. “Apesar de já fazer parte da comunidade, o contato online acaba sendo um pouco frio. Retornar ao trabalho presencial e ver as pessoas é gratificante”. 

Ele já conhecia a Unicamp, onde realizou o doutorado, e desejava retornar como docente. “Começar como professor da universidade é uma responsabilidade muito grande. Estou muito feliz com as palavras de boas-vindas e de apoio, e com a oportunidade de entender melhor a estrutura da universidade”. 

O acolhimento prosseguiu na tarde do dia 12 e durante o dia 13. A programação contemplou temas como a estrutura da Unicamp, o processo de ensino e aprendizagem e a carreira docente. 

Imagem de capa
audiodescrição: fotografia colorida mostra dezenas de docentes sentados em auditório

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa