Unicamp homenageia pesquisadores, docentes e alunos na 15ª edição do Prêmio Inventores 2022

Edição de imagem

Com a intenção de reconhecer os membros da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) engajados no fomento à inovação e ao empreendedorismo, a Agência de Inovação Inova Unicamp realiza a 15ª edição do Prêmio Inventores. Neste ano, serão homenageados 80 pesquisadores, docentes, alunos e ex-alunos inventores de tecnologias da Unicamp licenciadas em 2021.

A premiação acontece anualmente desde 2009, sendo que sua edição embrionária foi realizada em 2004, um ano após a criação da Inova Unicamp, o órgão responsável por sua organização. A atividade, uma das principais ações de fomento à cultura de inovação, é dedicada especialmente à comunidade da Unicamp e seus parceiros, conforme explica a professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova. 

"Os inventores envolvidos em atividades de transferência de tecnologias da Unicamp assumem o compromisso de levar à sociedade o resultado de suas pesquisas. Vejo com alegria o crescimento de parcerias com o setor empresarial e outras instituições. Parabenizo nossos inventores e a equipe da Inova pelo resultado”.

##

A consolidação da atividade de transferência de tecnologias na Unicamp, que transformou a Universidade em uma referência internacional nesse setor, pode também ser observada pelo aumento no número de participantes nos últimos 18 anos. Em 2022, a Inova irá premiar 80 inventores envolvidos em licenciamentos de tecnologias, quase o dobro da média dos últimos anos. Quando comparado à primeira edição da premiação, o crescimento é ainda mais notável: em 2004, foram nove os inventores premiados.

“Isso demonstra o amadurecimento da Inova como Núcleo de Inovação Tecnológica, e também da comunidade da Unicamp - docentes, pesquisadores e alunos -, ao reconhecer a importância do relacionamento com a sociedade por meio da transferência de tecnologias”, completa o professor Renato Lopes, diretor-executivo associado da Inova Unicamp.

Segundo ano com maior número de licenciamentos de tecnologias da Unicamp

O aumento de inventores premiados está diretamente ligado ao aumento de contratos de licenciamentos assinados. O ano de 2021 registrou o segundo maior número de transferências de tecnologia na série histórica da Inova. Ao todo, foram 30 licenciamentos assinados, atingindo a marca de 197 contratos de licenciamento ativos.

Esse é o maior número nos últimos 18 anos, tendo trazido ganhos econômicos de mais de R$1,9 milhões, valor semelhante ao de 2020. Os ganhos obtidos pela Unicamp com os licenciamentos são divididos igualmente entre os inventores, a unidade de onde se originou a tecnologia e a Inova, que os reinveste em atividades de promoção da cultura de inovação e empreendedorismo. 

##

Iara Ferreira, diretora de parcerias da Inova Unicamp, vê várias razões para o aumento de licenciamentos, em especial a estratégia integrada e abrangente da Agência de Inovação da Unicamp. “Nossa estratégia de transferência de tecnologia inclui não apenas a oferta ativa de tecnologias a empresas consolidadas, mas também um relacionamento de longo prazo com o setor empresarial, com vistas ao estímulo à pesquisa em parceria, além do fomento à criação de empresas spin-off”. 

Neste ano, a premiação também faz uma homenagem às empresas recém-ingressadas no mercado com negócios gerados a partir de pesquisas desenvolvidas na Unicamp, com ou sem propriedade intelectual protegida, empreendimentos conhecidos como spin-offs acadêmicos. Nesta edição, foram premiadas seis empresas dessa modalidade, sendo que três tiveram tecnologias licenciadas e quatro passaram por pré-incubação na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp). 

Homenagem aos premiados do Prêmio Inventores 2022

Neste ano, os prêmios foram distribuídos nas seguintes categorias: 

Tecnologia Licenciada: 80 pessoas envolvidas em 30 contratos de licenciamentos de 21 tecnologias da Unicamp.

Acadêmica:  seis empresas recentes no mercado com uma tecnologia ou conhecimento da Unicamp presente no core de seus negócios

Tecnologia Absorvida no Mercado: três inventores de uma tecnologia licenciada e já absorvida no mercado, com retorno de royalties para a Universidade.

A lista dos inventores premiados já se encontra no site do Prêmio Inventores da Unicamp. A Inova divulgará, no decorrer dos próximos meses, uma série de reportagens sobre algumas dessas tecnologias. As matérias poderão ser lidas no site da Inova ou em formato e-book na Revista Prêmio Inventores, com lançamento previsto para junho.

Também haverá um webinar sobre propriedade intelectual e transferência de tecnologia. Será no dia 8 de junho, com inscrições abertas ao público em geral. 

Os inventores receberão seus certificados durante uma cerimônia exclusiva, no dia 10 de junho. Mais informações serão enviadas por e-mail aos premiados.

Os patrocinadores do Prêmio Inventores 2022 são: ClarkeModet; 3M; e Neger Telecom 

Acesse a lista de premiados da edição Prêmio Inventores de 2022.

Matéria original publicada no site da Agência de Inovação Inova Unicamp.

Imagem de capa
A Inova irá premiar 80 inventores envolvidos em licenciamentos de tecnologias, quase o dobro da média dos últimos anos

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa