Ferramentas de cooperação científica com França e União Europeia foram apresentadas durante evento

Ampliar o conhecimento dos pesquisadores da Unicamp sobre as ferramentas de cooperação científica francesas e europeias foi o objetivo do evento promovido pela Diretoria Executiva de Relações Internacionais (Deri). Realizado em parceria com o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) e o Consulado Geral da França em São Paulo, o workshop   "França-Brasil: Ferramentas de Cooperação Científica Internacional" teve a presença de Alexandre Poupault, cônsul honorário da França em Campinas; Olga Anokhina, diretora do CNRS na América do Sul e Nadège Mézié, adida para  ciência e tecnologia no Consulado Geral da França em São Paulo, além da participação remota de Charlotte Grawitz, coordenadora regional da EURAXESS América Latina e Caribe (LAC). Representando a Unicamp, participaram Adriana Nunes Ferreira, chefe de Gabinete adjunta; João Marcos Travassos Romano, pró-reitor de Pesquisa (PRP); Osvaldir Taranto, diretor executivo de Relações Internacionais (Deri); Christian Horacio Olivera, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) e Jose Alberto Fracassi da Silva, do Instituto de Química (IQ). O evento aconteceu no dia 5 de abril, no Centro de Convenções (CDC) da Unicamp.

“Muitas vezes os pesquisadores desconhecem as ferramentas de cooperação internacional científica. Eu mesma, como pesquisadora, sabia muito pouco antes de tomar posse nessa função. Nosso propósito aqui é divulgar a informação", afirmou Mézié, responsável pelas colaborações científicas do Consulado. Para ela, eventos como  esse possibilitam  contatos para o desenvolvimento de parcerias futuras.

Autoridades francesas e pesquisadores da Unicamp: compartilhar experiências e indicar dificuldades e resultados
No alto: Osvaldir Taranto, diretor executivo de Relações Internacionais (Deri); João Marcos Travassos Romano, pró-reitor de Pesquisa e Alexandre Poupault, cônsul honorário da França em Campinas. Abaixo: Nadège Mézié, adida para  ciência e tecnologia no Consulado Geral da França em São Paulo e Olga Anokhina, diretora do CNRS na América do Sul

Para Christian Olivera, que fez o convite a Olga após assistir uma palestra sua em São Paulo, o evento foi um sucesso. "É importante para a universidade discutir parcerias.  Poderíamos criar uma rotina para esse tipo de evento, abrangendo outros países”, sugeriu.

Em sua fala de abertura, o diretor da Deri, Osvaldir Taranto, destacou algumas das principais colaborações em andamento entre a Unicamp e instituições francesas, como o Programa de Cátedras Franco-Brasileiras, que reúne as três universidades paulistas - USP, Unesp   e Unicamp - e o Consulado.

Olga Anokhina salientou a presença do CNRS no Brasil e no mundo. São mais de mil laboratórios e 30 mil funcionários na França e no exterior. Segundo ela, as chamadas CNRS se apoiam em três pilares - explorar, consolidar e estruturar - e abrangem parcerias em diversas fases de desenvolvimento.

No âmbito da  Comissão Europeia, Charlotte Grawicz apresentou o EURAXESS Researchers in Motion.Seu  objetivo  é  promover o desenvolvimento das carreiras e a mobilidade de pesquisadores, além de estimular a colaboração científica com a Europa. Formada  por 40 países europeus e com representantes em todo mundo, a EURAXESS é uma rede de adesão gratuita e multidisciplinar que reúne pesquisadores em todas as fases de suas carreiras.

O workshop contou ainda  com apresentações de professores da Unicamp.  Christian Olivera e José Fracassi compartilharam um pouco de sua experiência com as agências de fomento francesas e europeias, indicando as dificuldades e os resultados. “O contato entre pesquisadores juniores e aqueles que já têm essa experiência de cooperação permite que os jovens entendam como funcionam os programas de mobilidade, avaliem as possibilidades e recebam dicas para serem contemplados por eles", comentou Charlotte.

Confira as apresentações dos palestrantes em PowerPoint:

Ferramentas de colaboração internacional do CNRS”, Olga Anokhina, diretora do CNRS na América do Sul.

Fomentos e ferramentas da Comissão Europeia”, Charlotte Grawitz, coordenadora regional, EURAXESS América Latina e Caribe (LAC).

Programas apoiados pela Embaixada da França no Brasil e pelos ministérios (Ensino superior e Pesquisa / das Relações Exteriores)”, Nadège Mézié, adida para a ciência e a tecnologia, Consulado Geral da França em São Paulo.

“France-Brasil cooperation”, Christian Horacio Olivera, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc).

Assista o workshop na íntegra:

Realizado em parceria com o CNRS e o Consulado Geral da França em São Paulo, o workshop contou com a participação de pesquisadores de diversas áreas

Comunidade Interna