Prefeitura de Campinas firma parceria com Unicamp para desenvolver Plano da Primeira Infância

Autoria
Edição de imagem
foto mostra pessoas sentadas em mesas, no formato de U, em uma sala da prefeitura de campinas
Termo de cooperação foi assinado em 4 de abril na Prefeitura Municipal de Campinas (foto: Antoninho Perri)

A Unicamp firmou um termo de cooperação técnico-científica com a Prefeitura de Campinas para a implantação do Plano Municipal da Primeira Infância de Campinas - PIC. Por meio da parceria, serão desenvolvidos estudos para o levantamento de indicadores e elaboração de materiais técnicos para subsidiar  políticas públicas e intersetoriais. As pesquisas serão realizadas pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) da Unicamp, por meio do Observatório da Infância e Adolescência.  

"O NEPP tem a missão de avaliar a implementação de políticas públicas e verificar se elas atingem os cidadãos. A Prefeitura de Campinas propôs ao Observatório da Infância e Adolescência que atuasse na produção e divulgação de materiais sobre políticas para a primeira infância na cidade", explica Carlos Etulain, coordenador do NEPP. O termo de cooperação foi assinado pelo reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, pelo Prefeito Dário Saadi e por Thiago Ferrari, coordenador geral do PIC. 

Aprovado em outubro de 2019 pelo Decreto Municipal nº 20.518, o PIC tem o objetivo de criar um plano intersetorial para qualificar o atendimento de crianças durante a primeira infância, de acordo com o previsto pelo Plano Nacional da Primeira Infância e pelo Marco Legal da Primeira Infância. A parceria com a Unicamp surge a partir da necessidade de se levantar demandas para a criação de políticas públicas efetivas, além de implantar um observatório da primeira infância em parceria com universidades, obedecendo à meta 17 do PIC. 

foto mostra pessoas sentadas em mesas, no formato de U, em uma sala da prefeitura de campinas
Da esquerda para direita: Antonio Meirelles (reitor da Unicamp), Dário Saadi (prefeito), Thiago Ferrari (coordenador geral PIC) e José Tadeu Jorge (secretário municipal de Educação) (foto: Antoninho Perri)

A primeira fase da parceria ocorreu entre 2020 e 2021, logo após a criação do Observatório da Infância e Adolescência da Unicamp, em setembro de 2019, coordenado pela pesquisadora Stella Telles. O novo termo de cooperação dá continuidade ao trabalho de monitoramento do PIC na cidade, com  produção de estudos e materiais técnicos. "Esta parceria permitirá aproveitar toda a expertise acadêmica para produzir indicadores que subsidiem políticas públicas em nossa cidade. Queremos olhar para as vulnerabilidades que envolvem a primeira infância e construir políticas eficazes", pontua Thiago Ferrari. 

A partir dos estudos, serão elaboradas metodologias para análise da primeira infância em Campinas e indicadores que deverão nortear políticas públicas na cidade. Os resultados também devem evidenciar as desigualdades existentes no município. "Precisamos saber onde estão os riscos, quais políticas públicas devem ser implementadas em regiões onde se identifica a evasão escolar ou um índice maior de mortalidade infantil. Isso permite que a gestão seja bem feita e que possamos atender a toda população", salienta Vandercleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. 

foto mostra o reitor antonio meirelles falando ao microfone
Antonio Meirelles destaca que a criação do OIA mostra mudança no perfil dos estudos realizados na Universidade (foto: Antoninho Perri)

O reitor da Unicamp destaca os benefícios do trabalho conjunto não apenas para a elaboração de políticas públicas, mas também para uma mudança no perfil da Universidade. "Há um movimento de internalizarmos uma agenda de formação de pessoas mais próxima das carências da sociedade. A formação do Observatório da Infância e Adolescência da Unicamp já mostra essa mudança", reflete Antonio Meirelles 

Para Dário Saadi, a cooperação representa um avanço na elaboração de políticas públicas. "A parceria entre o NEPP e o Plano Municipal da Primeira Infância de Campinas traz indicadores, ciência, conhecimento, estabelece metas para que o programa seja implementado. Tenho certeza de que os indicadores servirão de base não apenas para a primeira infância em Campinas, mas de exemplo para todo o país", analisa o prefeito. 

foto mostra prefeito dario saadi assinando documento
Dário Saadi: "Tenho certeza de que os indicadores servirão de base não apenas para a primeira infância em Campinas, mas de exemplo para todo o país" (foto: Antoninho Perri)

Referência na avaliação de políticas públicas

O NEPP da Unicamp é uma referência no meio científico e entre organizações públicas e privadas nos estudos voltados para a formulação, implementação, execução e efetividade de políticas públicas em diversos setores. O Núcleo tem como característica a interdisciplinaridade nas áreas de atuação e na formação de seus membros. 

foto mostra calos etulain sentado à mesa com uma mulher à esquerda e uma à direita
Carlos Etulain destaca o compromisso do NEPP com a análise de políticas públicas em diversas áreas (foto: Antoninho Perri)

A cooperação com o PIC em Campinas não é a primeira parceria firmada entre a unidade e o poder público municipal. "Já contribuímos com políticas públicas ligadas à transferência de renda na cidade, políticas de saúde e educacionais", detalha Carlos Etulain. 

Segundo ele, a criação do Observatório da Infância e Adolescência para monitoramento do PIC permitiu que fossem estabelecidas relações com grupos científicos que estudam a primeira infância em outros países da América Latina, na Espanha e na Itália, o que contribui com o desenvolvimento do próprio grupo. "Formamos uma rede de pesquisadores de excelência para elaborar indicadores e diagnósticos sobre o tema".

Imagem de capa
foto mostra pessoas sentadas em mesas, no formato de U, em uma sala da prefeitura de campinas

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa