Ministério Público do Trabalho doa recursos para reforma e instalação de nova câmara mortuária

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp recebeu do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região R$ 211 mil em recursos para compra de uma nova câmara mortuária refrigerada e reforma do espaço. O pedido de recursos foi encaminhado em agosto do ano passado pelo superintendente do HC, Antonio de Oliveira Filho aos procuradores Ronaldo Lira, Nei Messias Vieira e Juliana Rosolen.

A antiga câmara mortuária tinha 35 anos de uso. A conservação dos corpos de pacientes, especialmente os acometidos pela Covid-19, demanda cuidados especiais para evitar a disseminação do vírus e proteger os trabalhadores da saúde. A doação veio em boa hora. O Ministério Público do Trabalho sempre apoia o HC Unicamp”, comenta Gonçalves.

De acordo com o Nei Messias Vieira, procurador do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região, os recursos destinados ao HC Unicamp são oriundos de acordos e ações trabalhistas destinados pelo Ministério Público do Trabalho com base na Lei da Ação Civil Pública. Eles têm como objetivo gerar reparação social a danos causados à coletividade.

A nova câmara mortuária propiciará tratamento condigno aos corpos, ao mesmo tempo em que auxiliará na proteção dos trabalhadores que utilizam aquele ambiente", disse o procurador.

Utilização dos recursos

De acordo com a arquiteta Priscila Capuchinho, da Divisão de Engenharia e Manutenção (DEM) do HC, a antiga câmara mortuária estava bastante deteriorada. Havia problemas na acomodação dos corpos em virtude de desníveis existentes no chão, além de grande dificuldade na limpeza, dada a ausência de um sistema adequado de escoamento da água.

A reforma contemplou a retirada completa de todas as peças da câmara antiga e de seu sistema de isolamento, a demolição de alvenarias, impermeabilização do piso, pintura das paredes e drenagem, sempre seguindo as normas técnicas existentes. Foi instalada também uma cortina hospitalar de modo a garantir o isolamento visual dessa área”, explica a arquiteta, que esteve à frente da reforma junto com a equipe da DEM.

A nova câmara mortuária, em inox, permite a acomodação de até oito corpos. Ela já está instalada na área da Patologia Clínica do HC Unicamp. Com a verba, o HC também irá adquirir um carro pantográfico para elevação de corpos e outra câmara mortuária para obesos, a ser instalada em breve ao lado da atual.

Matéria original publicada no site do Hospital de Clínicas da Unicamp.

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo