Calourada 2022 chama a atenção para a defesa da autonomia universitária e científica

Autoria
Edição de imagem
ilustração mostra desenho do ciclo básico da unicamp com a frase "autonomia em defesa da ciência, ciência em defesa da vida"
Arte de divulgação da Calourada 2022 faz referência aos 50 anos de construção do Ciclo Básico da Unicamp, celebrados neste ano (imagem: PRG/Unicamp)

"Autonomia em defesa da ciência, ciência em defesa da vida". Este é o mote da Calourada 2022 da Unicamp, evento tradicional de recepção dos ingressantes dos cursos de graduação. Dois anos após a suspensão das atividades presenciais de ensino, a Universidade recebe os calouros nos campi com uma série de atividades que buscam sensibilizar para a importância da ciência e das universidades públicas no combate à pandemia de Covid-19, à desinformação, e também na defesa da vida, do meio ambiente e dos direitos humanos. 

"Queremos levar aos ingressantes esse sentimento, que é uma marca histórica da Unicamp. Queremos que isso seja uma prioridade na formação dos alunos, independente da área", comenta Sávio Cavalcante, professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e coordenador da Calourada 2022. Para ele, o retorno dos alunos aos campi implica a reconstrução dos laços e da convivência entre estudantes e docentes. "São três turmas de ingressantes que tiveram um contato muito pequeno com a estrutura física da universidade. Embora as turmas de 2020 e 2021 já estivessem em aulas remotas, há o convívio entre as áreas de conhecimento, a proximidade das unidades, as atividades interdisciplinares e outros momentos que não se resumem à sala de aula", explica. 

Ao longo da programação, os estudantes irão receber orientações sobre os cuidados para contenção da Covid-19, mantidos em todas as atividades dos campi, como distanciamento social, uso constante de máscaras e higiene das mãos. As ações de recepção foram planejadas de forma a cumprir com as determinações de segurança e, por isso, haverá restrição de capacidade em salas e auditórios. Atividades que envolvam contatos físicos serão evitadas e o consumo de alimentos e bebidas ficará restrito aos restaurantes universitários, onde os espaços foram adaptados para que isso ocorra com segurança. 

"Priorizamos mesas de discussão no Teatro de Arena, em frente à Biblioteca Central. Ele agora está coberto e tem bastante ventilação. Isso foi pensado de forma a reduzir os riscos e para que seja possível conhecer os espaços da Universidade além das salas de aula e auditórios", detalha Sávio. 

foto mostra momento da reinauguração do teatro de arena da unicamp
Teatro de Arena da Unicamp receberá programação de mesas de discussão durante a Calourada 2022 (foto: Antonio Scarpinetti)

A programação começa no dia 14 de março com atividades no Centro de Convenções da Unicamp. No período da manhã, haverá a abertura oficial da Calourada, com a apresentação de órgãos e serviços importantes para a vida estudantil, como os serviços de Apoio ao Estudante (SAE) e de Assistência Psicológica e Psiquiátrica (Sappe) e o Programa de Moradia Estudantil (PME). À tarde, haverá um encontro de boas-vindas com o reitor, professor Antonio José de Almeida Meirelles, seguido de uma mesa de discussão sobre o tema da Calourada. "A frase 'Autonomia em defesa da ciência, ciência em defesa da vida' traduz o momento que enfrentamos e explica o que foram esses últimos dois anos de pandemia, de defesa da universidade pública e da autonomia científica", informa Sávio. Para as mesas do dia 14, a plateia do Centro de Convenções terá capacidade restrita. As atividades serão retransmitidas pelas unidades de ensino para que todos os estudantes possam acompanhar. 

As ações organizadas pela coordenação da Calourada continuam nos dias 17, 24 e 28 de março, com mesas de discussão sobre a atuação da Universidade na defesa dos direitos humanos, as mudanças ambientais, o trabalho da Força-Tarefa Unicamp contra a Covid-19 e as políticas de equidade, gênero e sexualidade. Elas serão realizadas no Teatro de Arena, localizado na Praça do Ciclo Básico do campus de Barão Geraldo. 

Os calouros também poderão conhecer o Projeto de Extensão em Educação Política (PROEP), coordenado pela professora Andréa Freitas, do IFCH, e participar de visitas guiadas ao Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. Haverá ainda um jogo de futebol de salão entre profissionais de saúde do Hospital de Clínicas (HC) e alunos e funcionários da Unicamp que tiveram Covid-19. Estão previstas também ações nos campi de Limeira e Piracicaba. 

Ao longo do mês, os ingressantes poderão participar de atividades promovidas pelas faculdades e institutos da Unicamp. A coordenação recomenda que sejam respeitadas as medidas de segurança sanitária. "Pedimos aos organizadores da recepção nas unidades que atentem para isso, pois essas medidas permitirão o retorno seguro e tranquilo. Sabemos que a pandemia foi e é ainda muito grave, por isso nenhum risco deve ser desprezado", pontua Sávio. 

Editora presenteia ingressantes com livros

Para recepcionar os calouros de 2022 e 2021, a Editora da Unicamp, em parceria com o SAE, irá distribuir mais de 16 mil livros e marca-páginas aos estudantes. São 38 títulos de diversas áreas do conhecimento. Cada aluno irá receber dois exemplares, um associado à sua grande área do conhecimento e outro de interesse cultural e acadêmico geral. Serão, no total, 16.262 livros distribuídos a 8.131 alunos. 

Além de ser uma forma de integrar os novos estudantes à vida universitária, a ação tem o objetivo de incentivar a leitura e a cultura do livro. Busca também despertar o interesse pelas bibliotecas da Universidade e pela Livraria da Editora da Unicamp, situada no prédio da Biblioteca Central. A editora conta com o apoio logístico das unidades para a entrega dos livros aos ingressantes. 

foto mostra estudante de máscara retirando livro de uma estante
Entrega de livros tem objetivo de incentivar a leitura e despertar o interesse pelas bibliotecas da Unicamp (foto: Antoninho Perri)

Confira a programação da Calourada 2022:

14/03 - segunda-feira 
Local: Centro de Convenções
9h - Abertura oficial com apresentação das pró-reitorias e órgãos da Unicamp
10h - Apresentação do SAE, Sappe e PME
11h30 - Apresentação do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU)

12h - Almoço no RU para os ingressantes de 2022 (vale-bandejão a ser retirado nas unidades)

14h30 - Sessão de boas-vindas com o reitor Antonio José de Almeida Meirelles
15h - Mesa: Autonomia universitária e defesa da ciência no contexto da pandemia

Local: Teatro de Arena
19h - Mesa: Autonomia universitária e defesa da ciência no contexto da pandemia (parte II)

15/03 - terça-feira
Programação das unidades de ensino
12h - Almoço no RU para os ingressantes de 2021 (vale-bandejão a ser retirado nas unidades)

16/03 - quarta-feira
Local: Museu de Ciências
17h, 17h30 e 18h - Conhecendo o Museu Exploratório de Ciências
Inscrições em www.mc.unicamp.br

17/03 - quinta-feira
Local: Teatro de Arena
11h - Mesa: Universidade e Direitos Humanos
16h - Mesa: Tudo o que você gostaria de saber sobre mudanças ambientais e não teve a oportunidade de perguntar 

Local: Museu de Ciências
17h, 17h30 e 18h - Conhecendo o Museu Exploratório de Ciências
Inscrições em www.mc.unicamp.br

18/03 - sexta-feira
Local: Ginásio Multidisciplinar da Unicamp
12h - “Vidas em Jogo” - Partida de futebol de salão entre profissionais de saúde do HC Unicamp e alunos e funcionários que tiveram Covid-19.

Local: Museu de Ciências
17h, 17h30 e 18h - Conhecendo o Museu Exploratório de Ciências
Inscrições em www.mc.unicamp.br

22/03 - terça-feira
Local: Saguão do PB
12h - Projeto de Extensão em Educação Política (Proep)

24/03 - quinta-feira
Local: Teatro de Arena
17h - Mesa: A Força-Tarefa Unicamp contra a Covid-19

28/03 - segunda-feira
Local: Teatro de Arena
Mesa: Políticas de equidade de gênero e sexualidade

29/03 - terça-feira
Local: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) em Limeira
12h - Projeto de Extensão em Educação Política (Proep)

05/04 - terça-feira
Local: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP)
12h - Projeto de Extensão em Educação Política (Proep)

Confira outras informações sobre a programação no site da Calourada 2022

Imagem de capa
arte mostra uma foto aérea do campus com uma faixa vermelha sobre ele e a logo de divulgação da calourada 2022

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa