Conselho do Unicamp Ventures é renovado com foco na diversidade e na inclusão

Três ex-alunos da Unicamp assumem os postos de conselheiros do Unicamp Ventures (UV), rede de formada por alunos, ex-alunos, docentes, funcionários e empreendedores de startups incubadas e graduadas da Incamp (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp).

Criado com a missão de ampliar o impacto do Unicamp Ventures no ecossistema de empreendedorismo nacional, o Conselho é formado por sete membros, além do presidente executivo e da presidente, professora Ana Frattini, diretora-executiva da Agência de Inovação Inova Unicamp.

David Figueira, atual presidente executivo do Conselho, destaca que os novos membros terão funções específicas de governança e estarão mais próximos das empresas-filhas em 2022. “A ideia é que seja um ano de virada para o Unicamp Ventures. Pretendemos fazer mais eventos, captar mais recursos e atingir mais empresas-filhas”, afirma.

Os três novos conselheiros, com mandatos para os próximos dois anos, são:

- Leonardo Gross, aluno do programa de mestrado em Política Científica e Tecnológica pelo Instituto de Geociências da Unicamp (IG), fundador da DigitalHealth.Works e co-fundador da Cross Industry Innovation Summit.

A diversidade precisa ser pauta estratégica interna na empresa, buscando resultados que vão muito além do ganho de imagem. Fala-se muito em diversidade e inovação, mas quantos negros e negras ocupam posição de liderança nessas empresas? Normalmente o número é baixíssimo. A diversidade é algo estratégico para as empresas, porque traz vantagem competitiva, inovação, motivação, bem-estar e, claro, ganhos financeiros”, afirma Leonardo Gross.

Precisamos incentivar as empresas a pautar suas ações de D&I em processos de avaliação contínua” - Leonardo Gross.

- Marcelo Braga, engenheiro químico formado pela Faculdade de Engenharia Química da Unicamp (FEQ), CEO da SEARCH e fundador da Reachr.

Vejo no empreendedorismo o futuro das relações corporativas, das carreiras e da educação. É uma grande satisfação poder utilizar minha experiência como profissional da área de Pessoas e como empreendedor. Queremos estreitar as relações entre pessoas e empresas do ecossistema da Unicamp, ampliando a geração de negócios e networking”, destaca.

O que de fato faz a diferença em qualquer negócio são as pessoas. E a educação é o caminho para tornar as pessoas melhores” - Marcelo Braga.

- Thierry Cintra Marcondes, engenheiro mecânico formado pela Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp (FEM) e fundador da empresa-filha Evolucar. Foi o vencedor do Desafio Unicamp de 2012 e criou o movimento Empatia do Silêncio, com o objetivo conscientizar a sociedade em relação à deficiência auditiva.

O primeiro grande passo é dar oportunidade, incluir as pessoas com deficiência na empresa, e permitir uma troca, saber como elas irão se posicionar. Depois, o trabalho de inspiração será fundamental para mostrar que é possível elas irem mais longe. Quando você inova com diversidade, acaba criando produtos e soluções impactantes. Além de ter um novo posicionamento, você também atrai mais pessoas para sua empresa”, afirma Thierry Marcondes.

Criei e sigo uma metodologia que chamo de ‘4 is’: Inclui, Inspira, Inova e gera Impacto” - Thierry Marcondes.

Os três novos conselheiros vão atuar no planejamento e execução das atividades de conexão entre as empresas-filhas e o ecossistema inovador, especialmente ao redor da Unicamp, com prospecção de patrocínio e curadoria de conteúdos para os eventos, mentoria nos programas de formação e cultura do empreendedorismo da Universidade. Além disso, trabalharão para apoiar a inclusão de pessoas com deficiência na comunidade empreendedora da Unicamp, auxiliando-as a fundarem empreendimentos de impacto e a assumirem cargos de relevância em empresas.

Os eventos virtuais e híbridos para 2022 já estão sendo planejados. Ao todo, serão cinco eventos (webinars e presenciais). Antecipe-se e coloque na agenda os temas que mais lhe interessam.

Se seu interesse for patrocinar eventos e ter benefícios (como a oportunidade de sua empresa palestrar em uma das sessões temáticas), entre em contato com a equipe de comunicação da Inova Unicamp: comunicacaoinova@inova.unicamp.br

As inscrições são gratuitas e serão abertas conforme as datas dos eventos se aproximarem, com divulgação no site Unicamp Ventures e nas redes sociais.

7 de abril: ESG - Environmental, social and corporate governance.

9 de junho: Apresentação da nova marca do Unicamp Ventures.

4 de agosto: Funding para Startups.

20 de outubro: Encontro Anual.

Os novos conselheiros atuarão no planejamento das atividades para 2022 e no relacionamento com as empresas-filhas