Prefeito Dario Saadi reitera apoio à implantação do hospital metropolitano

Com objetivo de fortalecer ainda mais as relações da Unicamp com a Prefeitura de Campinas, o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, reuniu-se hoje pela manhã com o prefeito de Campinas, Dario Saadi. A reunião aconteceu no Gabinete do Prefeito e contou também com as presenças do vice-prefeito, Wanderley de Almeida, do Secretário de Saúde, Lair Zambon, da coordenadora-geral da Universidade, professora Maria Luiza Moretti, e do Diretor Executivo da Área da Saúde, Oswaldo Grassiotto. Um dos projetos que devem consolidar esta parceria é a construção do hospital metropolitano da Região de Campinas, em área cedida pela Unicamp na Fazenda Argentina. “Vamos dar total apoio ao projeto porque ele amplia a oferta de leitos e de serviços de saúde para Campinas e toda a Região Metropolitana”, disse o prefeito.

Previsto para ser inaugurado em dois anos, o hospital regional vai oferecer 350 leitos e terá gestão técnica da Unicamp. “A construção do hospital metropolitano será crucial para a ampliação do atendimento à população da RMC”, afirmou Maria Luiza Moretti. Segundo dados do IBGE, a RMC chegou à marca de 3,3 milhões de habitantes em 2021. Além do atendimento à população, o reitor destacou a importância do novo hospital para a formação dos alunos da Universidade.

Encontro aconteceu no Gabinete do Prefeito Dario Saadi e reuniu, além do reitor Antonio Meirelles, o vice-prefeito, Wanderley de Almeida, do Secretário de Saúde, Lair Zambon, da coordenadora-geral da Universidade, professora Maria Luiza Moretti, e do Diretor Executivo da Área da Saúde, Oswaldo Grassiotto

Para o Secretário de Saúde de Campinas, Lair Zambon, as parcerias entre o poder público e a Universidade são importantes para ampliar a oferta de serviços para a sociedade. Ele deu como exemplo o Hospital de Sumaré, cuja gestão é fruto de uma parceria da Unicamp com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP). Desde setembro de 2000, o Hospital é administrado através de um contrato de gestão – com metas de produtividade e qualidade - e por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Unicamp. O secretário sugeriu que novo hospital regional ofereça projetos de capacitação para os profissionais de saúde da região.

O governo estadual vai arcar com a construção do novo hospital, com investimentos previstos de R$ 320 milhões para a obra. Já os custos com a operação devem ser divididos entre o SUS, as prefeituras da RMC e o governo do Estado, via Secretaria de Saúde. O Secretário de Saúde de Campinas e o prefeito Dario afirmaram que Campinas tem condições de fazer este investimento. “Nossa cidade vai ganhar 350 novos leitos hospitalares, por isso vamos apoiar totalmente a criação do novo hospital na Unicamp”, disse Dario Saadi. Ele se prontificou a ajudar nas negociações com o governo estadual e com os prefeitos da RMC. “Vamos em frente!”, finalizou.

Previsto para ser inaugurado em quatro anos, o Hospital Metropolitano vai oferecer 350 leitos e terá gestão técnica da Unicamp, com atendimento eletivo e de urgência referenciados

Comunidade Interna