ExxonMobil anuncia parceria com a Unicamp em pesquisa de captura de carbono

A ExxonMobil anuncia seu primeiro projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no Brasil, na área de captura de carbono. Conduzido pela Unicamp, o projeto tem o objetivo de criar novos materiais que poderão ser usados como adsorventes e catalisadores para redução de CO2 na atmosfera.

Esta parceria tem potencial de alavancar soluções tecnológicas para preocupações relacionadas à energia proveniente dos hidrocarbonetos. A Unicamp é conhecida por seu pessoal altamente capacitado, o que é um diferencial importante neste trabalho conjunto”, destaca Márcio Bastos, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da ExxonMobil. “Estamos realizando investimentos em projetos com potencial para serem implementados nos próximos anos e que serão um ponto de referência para a indústria”.

Heloise Pastore Jensen, professora do IQ e coordenadora do projeto: "A mitigação das emissões de CO2 por captura é um dos objetivos centrais da pesquisa, e sem dúvida o mais urgente

"Os alicerces para o desenvolvimento da ciência envolvida nesse trabalho são sólidos e foram construídos durante um longo período de estudos preliminares", afirma Heloise Pastore Jensen, professora do Instituto de Química da Unicamp e Coordenadora do projeto. "A mitigação das emissões de CO2 por captura é um dos objetivos centrais da pesquisa, e sem dúvida o mais urgente. Contudo, o aproveitamento de toda a massa de carbono disponível na atmosfera para a produção de combustíveis, plásticos e solventes industriais garantirá seu uso mais sustentável", concluiu.

A ExxonMobil vem avançando em soluções de captura e armazenamento de carbono ao redor do mundo, com foco na descarbonização das indústrias com uso intensivo de energia. A empresa foi a primeira a capturar mais de 120 milhões de toneladas métricas de CO2, o equivalente à emissão anual de mais de 25 milhões de veículos automotores.

O trabalho da ExxonMobil é vital, pois captura e armazenamento de carbono é uma das poucas tecnologias que comprovadamente podem ajudar a descarbonizar indústrias com uso intensivo de energia e reduzir as emissões aos níveis necessários para cumprir as metas climáticas mundiais estabelecidas pelo Acordo de Paris.

Sobre a Unicamp

Fundada em 1966, a Unicamp conquistou forte tradição no ensino, pesquisa e relações com a sociedade. Baseada na experiência de trabalho com a comunidade externa e com as empresas, a Universidade está disponível para parcerias em projetos de desenvolvimento científico. Por meio da sua Agência de Inovação (INOVA) e de sua Fundação de Apoio (FUNCAMP), a Unicamp disponibiliza sua infraestrutura de pesquisa para inovação científica no cenário industrial brasileiro.

A ExxonMobil no Brasil

Em 2022, a ExxonMobil comemora 110 anos de Brasil. Foi a primeira companhia do setor a se estabelecer no país. Do Repórter Esso, passando pelo Tigrão até as inovações que vem surgindo, a ExxonMobil tem muito o que comemorar.

Atualmente, a empresa tem cerca de 2.000 funcionários distribuídos entre São Paulo (área de químicos), Rio de Janeiro (exploração e produção) e Paraná (centro global de negócios).

Na área de exploração e produção, a companhia tem participação em 28 blocos em alto-mar, sendo 17 como operadora. A empresa é também operadora de 60% de sua área útil (aproximadamente 10.000 km2). Nos últimos anos, foram investidos US$ 4 bilhões na aquisição destes ativos de primeira linha.

Sobre a ExxonMobil

A ExxonMobil é uma das maiores empresas internacionais de capital aberto do setor de óleo e gás. Utilizando inovação e tecnologia para atender às necessidades crescentes de demanda por energia no mundo, ela é líder no setor em diversidade de seu portfólio de recursos, e uma das maiores refinadoras e comercializadoras de produtos de petróleo. Sua empresa de produtos químicos é uma das maiores do mundo.

Imagem de capa
Iniciativa tem foco em desenvolvimento de materiais adsorventes que reduzam a presença de CO2 nas emissões e também materiais que possam transformar o gás em compostos úteis

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola