Curso oferecido pela Unicamp é destaque na plataforma Coursera

O curso Revisão Sistemática e Meta-análise, coordenado pela professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp, Taís Freire Galvão, está entre os selecionados da lista Learn Without Limits from Inspiring Women (Aprenda sem limites com mulheres inspiradoras), da plataforma Coursera. Único brasileiro na classificação, o curso já foi acessado por mais de 38 mil pessoas e é oferecido gratuitamente. Para a produção e desenvolvimento, a professora Taís Galvão contou com financiamento da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), via edital EAD-PROEC 01/2019. 

O objetivo do curso é a compreensão das etapas necessárias para uma revisão sistemática, tipo de pesquisa que visa reunir evidências sobre uma determinada questão. O público alvo são profissionais e pesquisadores da saúde, área na qual a revisão sistemática é bastante utilizada. Com esse método, são definidos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do Sistema Único de Saúde, por exemplo. Além disso, a revisão sistemática pode evidenciar lacunas de conhecimento, indicando áreas prioritárias de pesquisa. 

“Ao longo da nossa carreira, já havíamos organizado diversos eventos e cursos presenciais. Nesse período, vimos as principais limitações das pessoas. A revisão pode parecer algo simples, mas é uma falsa sensação de simplicidade. Se não há cuidados no planejamento e execução, o resultado pode não ser válido”, afirma a coordenadora do curso, Taís Galvão. 

audiodescrição: print colorido de imagem do curso, onde estão os professores instrutores
Equipe responsável pelo curso agrega docentes da Unicamp, UnB e Uniso

Tendo em mente as principais lacunas no método de pesquisa, os professores responsáveis trabalharam dois anos para formular o material, que é oferecido pela Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp) e disponibilizado gratuitamente no Coursera desde 2020. A plataforma Coursera, com a qual a Unicamp tem parceria, foi fundada em 2012 por professores da Universidade de Stanford. Nela, são disponibilizados cursos online abertos e gratuitos de universidades e instituições de excelência de todo o mundo. 

Além da professora Taís, são também instrutores do curso Revisão Sistemática e Meta-análise Julicristie Machado de Oliveira (Unicamp), Marcus Tolentino Silva (Universidade de Sorocaba), Ivan Zimmermann (Universidade de Brasília) e Everton Nunes da Silva (Universidade de Brasília). 

Para a coordenadora do curso, a boa avaliação dos alunos e o alto número de acessos refletem a demanda por conhecimento na área e levaram ao reconhecimento na lista Learn Without Limits from Inspiring Women. “Foram dois anos em que nos dedicamos ao curso. A seleção é um reconhecimento pelo esforço e pelo fato dele estar ajudando pessoas, possibilitando o crescimento profissional e desenvolvimento humano”, diz. 

Imagem de capa

audiodescrição: fotografia colorida da professora Taís
Curso coordenado por professora da Unicamp é destaque na plataforma Coursera