Ecossistema de Campinas é finalista no Prêmio Nacional de Inovação

Edição de imagem

O Ecossistema de Inovação de Campinas está entre os finalistas no Prêmio Nacional de Inovação (PNI). A premiação é considerada a maior da área e tem como objetivo reconhecer os esforços bem-sucedidos de organizações e Ecossistemas de Inovação atuantes no Brasil.

Além de iniciativas de pesquisas, tecnologia e inovação do setor industrial e pequenas empresas, a 7ª edição do PNI contemplará, pela primeira vez, os Ecossistemas de Inovação. São ambientes compostos por diferentes atores (governos, universidades e instituições) que articulam, interagem e cooperam entre si, estimulando iniciativas voltadas para o desenvolvimento social, econômico e ambiental baseado em inovação.

Para participar do prêmio, foi preciso comprovar a implementação de ações e iniciativas que evidenciam o fortalecimento da rede regional de inovação. O Ecossistema local conta com o apoio de políticas públicas de incentivo à inovação, como a Lei da Inovação de Campinas, sancionada em dezembro de 2021, e tem histórico de atividades e resultados reconhecidos pela comunidade local, regional, nacional e até internacional.

O Ecossistema de Campinas foi enquadrado na subcategoria “Ecossistema de Inovação em Estágio Consolidado”. Os outros quatro finalistas que concorrem com o Ecossistema de Inovação de Campinas são o Parque Tecnológico de São José dos Campos, o Ecossistema de Inovação de Maringá, o Sistema Regional de Inovação do Oeste do Paraná (SRI Iguassu Valley) e o Ecossistema de Inovação de Curitiba (Vale do Pinhão).

A Agência de Inovação Inova Unicamp foi destacada como Centro de Inovação Regional no projeto submetido pelo Ecossistema de Campinas. Desde sua criação, em 2003, a Agência de Inovação da Unicamp vem implementando práticas que contribuem com a formação de um ambiente propício ao desenvolvimento de empresas de base científica e tecnológica, acelerando a transferência de conhecimentos produzidos na universidade.

O Parque Científico e Tecnológico e a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp acolhem empresas de base tecnológica interessadas em desenvolver projetos de pesquisa junto com a Universidade ou impulsionar o negócio a partir de capacitações oferecidas por ela. A Inova também organiza competições como o Desafio Unicamp, que atrai quem deseja empreender, e Programas como o Inova Jovem, que possibilitam o desenvolvimento de habilidades empreendedoras desde o ensino médio.

Em parceria com governos, outras universidades, empresas e outras instituições, ambientes como o da Unicamp tornam-se polos criativos que impulsionam o resultado de empresas e promovem desenvolvimento social, econômico e ambiental para a região.

O Prêmio Nacional de Inovação é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os vencedores da Edição 2021/2022 serão anunciados em cerimônia que acontecerá em 8 de março2022, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal de YouTube da CNI.

Confira os Ecossistemas de Inovação finalistas

Consolidados:

Ecossistema de Inovação de Campinas

• Ecossistema de Inovação de Maringá

• Parque Tecnológico de São José dos Campos – PqTec

• SRI Iguassu Valley - Sistema Regional de Inovação do Oeste do Paraná

• Vale do Pinhão - Ecossistema de Inovação de Curitiba

Em desenvolvimento:

• Ecossistema de Inovação da Grande Natal RN

• Ecossistema de Inovação da Região Metropolitana de Salvador

• Ecossistema de Inovação de Guarapuava

• Instituto do Ecossistema de Inovação de Londrina

• Macaé: Cidade do Petróleo, do Conhecimento e da Inovação

• Pro_move Lajeado

Em estágio inicial:

• Ecossistema de Inovação de Sinop/MT

• Ecossistema de Inovação do Médio Noroeste do Paraná

• Ecossistema do Sertão Alagoano

• Habitat de Inovação Avança Araucária

• SRI-NP Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro do Paraná

• Viveiro da Inovação

Imagem de capa
A Agência de Inovação Inova Unicamp foi destacada como Centro de Inovação Regional no projeto submetido 

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa