Reitor recebe diretor do Sebrae São Paulo para debater novas parcerias

Autoria
Guilherme Campos disse que o Sebrae  "tem tudo para ser parceiro do HIDS
Guilherme Campos disse que o Sebrae  "tem tudo para ser parceiro do HIDS | Foto: João Marques

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, recebeu na manhã dessa segunda- feira, 31/1, o diretor do Sebrae São Paulo, Guilherme Campos. O objetivo do encontro foi buscar formas para ampliar a parceria entre as instituições, a fim de apoiar o Projeto HIDS (Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável) e a Inova (Agência de Inovação da Unicamp).

Antonio Meirelles deu boas vindas aos representantes do Sebrae e passou a palavra do professor Mariano Laplane, coordenador Executivo do HIDS, que fez uma apresentação do projeto. Ele falou sobre as ações realizadas desde o início do projeto, em qual modelo a proposta tem referência e as formas para que as empresas e Poder Público podem contribuir com o projeto. “São três as formas que estabelecemos para que todos possam participar. São elas: empresas com vocação para inovação, parcerias com universidades, empresas e instituições para desenvolver pesquisas e produtos e associação das marcas e projetos ao HIDS a Unicamp e seus parceiros”, explicou Laplane.

Campos disse que o Sebrae tem “tudo para ser parceiro do HIDS”. Ele orientou, ao reitor e ao coordenador do projeto, que seja feita uma apresentação do Projeto para a direção do Sebrae no Estado de São Paulo e, na sequência, para o direção nacional. Antonio Meirelles disse que a proposta é interessante e pediu para que sejam realizados os encaminhamentos para estabelecer o agendamento dos encontros. “O HIDS busca preservar a natureza, nessa Universidade que recebeu o título da mais sustentável da América Latina, gerando desenvolvimento tecnológico e soluções das demandas da sociedade”, aponto o reitor.

INOVA

A Agência de Inovação foi apresentada pelo professor e secretário Associado, Renato Lopes. Ele ressaltou o fato de o setor iniciar seus trabalhos em 2003. No portfólio da Inova há 1200 patentes depositadas. A Agência oferta um parque tecnológico para as empresas, para Startups e Spin-Off e para o terceiro setor e Pode Público. Segundo o Lopes, há mais de 40 empresas instaladas. Ele destacou os resultados das chamadas empresas-filhas da Unicamp. “Como empresas-filhas temos 1131 empresas cadastradas, 1019 em atividade, gerando mais de 39 mil empregos e faturamento na ordem de R$ 16milhões. Já somos parceiros do Sebrae que nos auxilia na formação das pessoas e nos programas de incubação”.

O reitor disse que a Unicamp tem buscado canais de diálogo com todos os setores da sociedade. Para ela, a Inova cumpre um papel de extrema importância na relação de proximidade com as empresas, sempre observando a sustentabilidade e o espírito inovador. “Buscamos promover cada vez mais interação para que possam generalizar em nossas unidades o empreendedorismo. Podemos estreitar laços com o Sebrae para ações em conjunto”, apontou Meirelles.

O Sebrae é um órgão que conta com 33 escritórios regionais, no Estado de São Paulo. Segundo seu diretor, Guilherme Campos, é possível, por meio escritório em Campinas, gerar ações de imediato. Ele informou que o Sebrae tem destinado recursos para a Fapesp, na ordem de R$ 150 milhões, e que podem ser acessado pela comunidade da Unicamp. Campos indicou a implantação no campus do Programa Sebrae Aqui, que oferece apoio na abertura de empresas e acesso aos programas do órgão. Já um modelo dessa ação em funcionamento em Ilha Solteira, no campus da Unesp. “Solicito ao nosso escritório de Campinas que estabeleça tratativas com os representantes da Inova da Unicamp para poder avançar e ampliar nossa interação com a Universidade”. Campos, que é ex-deputado federal por Campinas, disse que a Unicamp terá em sua pessoa um “apoiador” para que todas as ações de parceria sejam concretizadas.

Participaram também da reunião as representantes do escritório Sebrae de Campinas Tais Fernanda Camargo Antonio e Livia Mara Ricardo Bernardes; o diretor de Finanças José Eduardo Martelli; o articulador regional da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ex-vereador Vinícius Gratti; o representante regional do Sebrae e FGV Mario Roberto Vitale Junior; e o assessor de assuntos institucionais William de Oliveira.

O ex-deputado federal por Campinas assistiu a uma apresentação sobre o projeto HIDS e os trabalhos desenvolvidos pela Inova. Antonio Meirelles falou da intenção da Universidade em ampliar a relação com a sociedade e, para que isso ocorra, espera contar com os serviços prestados pelo Sebrae. Ao final da reunião, ficou acordado que novos encontros serão realizadas entre os representantes do escritório Sebrae de Campinas coma Inova. Já o projeto do HIDS, por orientação de Campos, será apresentado ao Sebrae nacional em busca de parcerias. Para o reitor, a reunião promoveu mais interação entre as duas instituições e renderá “bons frutos”.

Imagem de capa
Mariano Laplane fez uma apresentação sobre o Projeto Hub Internacional e da Inova | Foto: João Marques

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola