Unindo mentes brilhantes para resolver problemas urgentes da sociedade

Autoria

Por Adriana Fu*

A pandemia de Covid-19 mostrou a necessidade da criatividade e da resiliência para o mundo. Em um curto espaço de tempo, nossa sociedade precisou se adaptar a mudanças abruptas de hábitos e de rotinas tão enraizadas no dia a dia da população, como ir ao mercado no fim da tarde!

Nesse contexto, uma palavra ganhou força: inovação! Como implementar o ensino remoto, se tantos brasileiros não têm acesso devido à internet? Como controlar o desperdício de alimentos em épocas de escassez? Como proteger a saúde daqueles que não podem trabalhar de casa?

Empresas, instituições de ensino, veículos de mídia e equipes esportivas têm investido continuamente na promoção de soluções alternativas e do empreendedorismo social, visando responder perguntas práticas e tão presentes em na nossa nova realidade.

Pensando nisso, nasceu o novo edital do Fundo Patrimonial Patronos: a primeira Jornada de Inovação, que reunirá mentes brilhantes em um ambiente interdisciplinar para geração de soluções para problemas reais do nosso contexto socioeconômico.

O Patronos acredita que todos podem ser agentes da transformação, além disso, a Unicamp é um ambiente propício para inovação, visto que contempla hoje alunos de mais de 60 cursos nas três grandes áreas de conhecimento.

Como será a primeira Jornada de Inovação?

O edital irá selecionar 40 alunos e alunas da Unicamp para a formação de 8 grupos. A essas equipes será oferecida uma qualificação empreendedora com metodologias próprias e multidisciplinares, organizando oficinas desde a exploração do problema-chave até a montagem de um plano de negócio.

"Nós, do Patronos, acreditamos no poder transformador que a educação tem na sociedade, por isso temos como prioridade em 2022 reforçar ainda mais os incentivos e a capacitação empreendedora no ambiente universitário da Unicamp para somar à excelência do ensino acadêmico que já fazem parte", diz Alexandre Almeida, responsável pela criação e gestão do Edital.

Durante a Jornada da Inovação, os grupos receberão mentorias individuais e coletivas para a ideação de soluções para problemas eminentes da sociedade com o foco em quatro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: (2) Fome Zero e Agricultura Sustentável; (4) Educação de qualidade; (6) Água Potável; e (10) Redução das desigualdades.

Na segunda fase do projeto, a Incubação, os alunos passarão pelo desenvolvimento mais profundo da ideação, seguindo a jornada de criação para deixar a ideia mais próxima da realidade e ajudar os estudantes a darem seus primeiros passos como empreendedores sociais!

Ao final do projeto, ao menos duas das melhores e mais criativas soluções serão contempladas com um aporte financeiro de pelo menos 2 mil reais, destinado a tirar do papel a ideia do grupo. A proposta do Jornada da Inovação é abraçar diferentes veias do conhecimento universitário e fomentar a vocação inovadora da Unicamp; confira mais detalhes sobre o projeto.

Jornada de Inovação: Os primeiros passos para o empreendedorismo

O edital abre suas inscrições agora, no dia 24 de janeiro, através do site Patronos.org/Jornada. Os inscritos selecionados integrarão grupos interdisciplinares de cinco participantes que, a partir de março, participarão de oficinas de capacitação e mentorias por quase 3 meses nas seguintes temáticas: introdução e exploração do problema, definição de usuários e atores de interesse, ideação e solução, construção de protótipo e validação, detalhamento e planejamento e, por fim, preparação de pitch.

Toda essa preparação culminará no ponto alto do projeto: a Feira de Soluções! No dia 05 de junho, as equipes apresentarão para uma banca avaliadora suas soluções, nas quais ao menos duas sairão com aporte financeiro para seguirem para a fase de incubação! O evento será online e transmitido ao vivo no canal do Youtube Patronos!

Adriana Fu é Diretora de Relações Institucionais

I Jornada de Inovação Patronos