Sobre o cenário epidemiológico atual da disseminação do SARS-CoV-2 e sua variante Ômicron

INFORMATIVO Covid-19 - No. 1 – 17/01/2022

A reitoria da Unicamp vem a público informar que está acompanhando a evolução da pandemia e atenta ao aumento de casos de contaminação pelo vírus da Covid-19. No Brasil e no mundo, observou-se um acentuado aumento do número de pessoas infectadas e de doentes.

Em nossa região, a maioria dos casos de contaminação ocorreu durante as festas de final de ano, quando a Unicamp estava em recesso. Estamos também com um número elevado de casos de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) causada por Influenza A (H3N2) e outros vírus respiratórios.

Assim sendo, todas as medidas de prevenção devem ser mantidas pela comunidade universitária, não apenas as de cuidado individual, mas também coletivo, como aquelas relativas a aglomerações. Os dados oficiais mostram que ainda teremos algumas semanas em situação de alerta.

Estamos sendo cautelosos com a situação atual, bem como com o planejamento realizado para o primeiro semestre de 2022.

Em princípio, esse planejamento será mantido e as aulas presenciais devem ser iniciadas em março. Entretanto, o Comitê Científico de Contingência do Coronavírus da Unicamp está atento aos indicadores de gravidade da situação (número de casos e de óbitos, taxa de ocupação de leitos, entre outros), assim como às normas regulatórias estaduais e municipais. Uma eventual mudança de conduta será imediatamente divulgada à comunidade da Unicamp.

A Unicamp continuará a prover toda a assistência e orientações necessárias aos alunos, servidores e terceirizados dos campi de Campinas, Limeira e Piracicaba.

Nesse sentido, solicitamos a atenção para as duas orientações divulgadas junto à presente Nota.

Reitoria da Unicamp
Campinas, 17 de janeiro de 2022

Orientações à comunidade sobre como agir em caso de sintomas gripais ou de Covid-19.

Sobre o tempo de isolamento de pacientes e pessoas assintomáticas com teste positivo para Covid-19.

Imagem de capa
Coronavírus (COVID-19)

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola