Três novas salas para melhorar o atendimento na Unidade de Emergência Referenciada

Edição de imagem

Desde o ano passado, a Unidade de Emergência Referenciada (UER) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp vem passando por reformas. Em junho de 2021, foram inauguradas a Recepção e a área externa da Unidade. No total, foram 252 metros quadrados, executados com recursos oriundos de sentença judicial destinada à UER.

A reforma alterou o fluxo de entrada dos pacientes, separando os pacientes graves (trazidos por ambulância ou helicóptero) de acompanhantes e pacientes capazes de caminhar. Anteriormente, o acesso era compartilhado.

Outra mudança foi a desativação do antigo acesso das ambulâncias, que se transformou em três salas, destinadas à Psiquiatria, ao Serviço Social ao Estar Médico, e a uma nova área de interligação dos diferentes setores da UER.

Antes, os médicos chefes ficavam nos fundos da UER. Com a reforma, eles estarão mais próximos de setores de atendimento e supervisão. A área ganhou uma melhor circulação de pacientes e profissionais. Usamos a metodologia Lean para melhorar esses fluxos”, explica a chefe da UER, Ana Paula Bepler.

De acordo com o coordenador de administração do HC, Rodrigo Bueno de Oliveira, desde o início da pandemia o HC passou por uma série de alterações para se adaptar ao novo fluxo de pacientes e às especificidades da Covid-19.

A Coordenadoria de Administração (COAD), por meio do Departamento de Engenharia e Manutenção (DEM), atuaram junto a outras áreas administrativas para finalizar as obras do novo sistema de climatização, telhado, banheiro de pacientes e sala de isolamento respiratório do Pronto Socorro pediátrico.

A UER presta um serviço muito importante para a população. É um serviço difícil de ser executado e temos a preocupação constante em melhorar as condições de infraestrutura para o atendimento naquela área. A UER está dentro do escopo de ciclos de melhoria continua do HC, e outros aprimoramentos devem acontecer em 2022”, revela Rodrigo Bueno de Oliveira.

Leia também:

HC Unicamp inaugura nova recepção e área de vivência da UER

Matéria original publicada no site do HC da Unicamp.  

Imagem de capa
No total, foram 252 metros quadrados, executados com recursos oriundos de sentença judicial destinada à UER

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa