Comvest registra 13 mil inscritos na modalidade de ingresso Enem-Unicamp 2022

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando o balanço das inscrições no processo seletivo Enem-Unicamp 2022. A modalidade utiliza apenas as notas obtidas pelos candidatos no Enem para ingresso nos cursos de graduação da Unicamp, e tem a maior parte das vagas direcionada a estudantes de escolas públicas. No total, 13.421 estudantes se inscreveram este ano na modalidade, distribuídos nos três segmentos de inscrição: estudantes que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública (9.252 inscritos); estudantes autodeclarados pretos e pardos (1.639 inscritos); e estudantes de escolas públicas que também se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas (2.530 inscritos). O número é cerca de 23% menor do que aqueles registrados nas duas edições anteriores, para ingresso em 2020 e 2019, quando, respectivamente, 17.367 e 17.977 candidatos se inscreveram. A modalidade não foi oferecida para ingresso em 2021. A tabela com o total de inscritos por curso e a relação candidato-vaga está disponível na página eletrônica.

Entre os cursos mais procurados estão: Medicina (Integral), Arquitetura e Urbanismo (Noturno), Ciência da Computação (Noturno), Comunicação Social-Midialogia (Integral), Enfermagem (Integral), Ciências Biológicas (Integral), Ciências Econômicas (Noturno), Farmácia (Integral), Odontologia (Integral) e História (Integral).

Foram oferecidas 639 vagas pela modalidade Enem-Unicamp 2022. Os candidatos puderam fazer até duas opções de curso. Os estudantes concorrem com as notas do Enem 2021 e/ou 2020. As inscrições foram realizadas em novembro. O Edital com as regras do processo está disponível na página da Comvest.

Assim como no Vestibular Unicamp, para ter direito às cotas por critério étnico-racial, os estudantes autodeclarados pretos ou pardos deverão possuir traços fenotípicos que os caracterizem como negro, de cor preta ou parda. Esses estudantes deverão assinar e inserir no sistema, no ato da matrícula, uma declaração especificada no Edital. Os candidatos optantes pelas cotas étnico-raciais serão submetidos a uma Comissão de Averiguação, designada pela Diretoria Executiva de Direitos Humanos. Os optantes pelas vagas indígenas também deverão apresentar a declaração e poderão ser submetidos a uma Comissão de Averiguação. Os modelos das declarações estão no Edital e na página da Comvest.

As provas do Enem são de responsabilidade do INEP (Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira), vinculado ao Ministério da Educação.

Convocação

Haverá até cinco chamadas para matrícula online. As datas do calendário de matrícula coincidirão com as datas do Vestibular Unicamp 2022, a partir da segunda chamada do Vestibular. O calendário de matrícula do Enem-Unicamp 2022 está disponível na página da modalidade Enem-Unicamp.

Imagem de capa
A Comissão de Vestibulares também está divulgando as datas de chamadas e matrículas da modalidade, que começam a partir do dia 21 de fevereiro

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola