Prêmio Inova 2021 contempla alunas da FEQ e da FCA

As alunas de graduação Giovanna Shizue Tomita Lima (Faculdade de Engenharia Química) e Vitória Rebelo Mendes (Faculdade de Ciências Aplicadas) foram as vencedoras do Prêmio Inova 2021, organizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, nas categorias Avaliação da Banca e Voto Popular, respectivamente. Os pitches de seus projetos de Iniciação Científica com potencial de inovação foram apresentados no webinar da final do Prêmio na última quinta-feira, 25 de novembro. 

Neste ano, o Prêmio contou com uma novidade: os participantes foram incentivados a assinalar que tipo de inovação sua pesquisa promovia e justificar o motivo no documento de submissão. As opções eram: Inovação de Produto, Inovação de Processo, Inovação Organizacional, Inovação em Marketing, Inovação em Modelo de Negócio e Inovação Social.

A diretora-executiva da Inova Unicamp, Ana Frattini, explica que o novo requisito incentiva os alunos a pensarem seus projetos de pesquisa como uma inovação. “Queremos que os estudantes saibam da possibilidade de patentear uma tecnologia e até mesmo desenvolver um negócio de base tecnológica a partir daquela Propriedade Intelectual”, comenta.

Vencedoras do Prêmio Inova 2021

Os seis finalistas ao Prêmio passaram por treinamentos de pitch e fizeram suas apresentações à banca avaliadora e ao público. Os membros da banca foram: Débora Gallas, jornalista e doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS; Fábio Pagani, empreendedor em série; Mariana Zanatta, gerente do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e da Incamp; e Thiago Loureiro, diretor de projetos da Liga Empreendedora.

Giovanna Shizue Tomita Lima, aluna da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp, foi a escolhida pela banca, com um projeto de Inovação Social chamado de “Mapeamento da situação sanitária de um assentamento rural situado na cidade de Valinhos”. Orientado pelo professor Jefferson Picanço, trata-se de um projeto de conscientização voltado para um assentamento rural, para o qual foram desenvolvidas cartilhas com orientações sobre banheiros e outras questões de higiene básica.

Candidata escolhida na categoria Voto Popular, Vitória Rebelo Mendes é aluna de Ciências do Esporte na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp. Orientado pelo professor Leandro Mazzei, seu projeto tem como título "Identificação de fatores críticos de sucesso: um estudo de caso sobre a equipe de futebol de mulheres da Ferroviária Futebol S/A”. A categoria indicada foi Inovação em Modelo de Negócio.

Sobre o Prêmio Inova

Criado no ano de 2008 pela Agência de Inovação Inova Unicamp com o apoio da reitoria, o Prêmio Inova Unicamp de Iniciação à Inovação está em sua 14ª edição. Ele tem por objetivo valorizar alunos e docentes da Universidade que desenvolvem pesquisas com potencial de geração de produtos para a sociedade. Desde 2019, os alunos participantes passaram a ter seus projetos avaliados por meio de apresentação de pitch a uma banca de avaliação formada por empreendedores e especialistas em Inovação.

Matéria original publicada no site da Agência de Inovação Inova Unicamp.

Assista a gravação do evento:

 

Imagem de capa

Neste ano, o Prêmio contou com uma novidade: os participantes foram incentivados a assinalar que tipo de inovação sua pesquisa promovia e justificar o motivo
Neste ano, o Prêmio contou com uma novidade: os participantes foram incentivados a assinalar que tipo de inovação sua pesquisa promovia e justificar o motivo