Equipe WeCode, formada por integrantes de cinco escolas diferentes, é a vencedora do Inova Jovem 2021 ​​​​​​​

Na última sexta-feira (22), aconteceu a final do Inova Jovem 2021, a maior competição na área do empreendedorismo para jovens do Ensino Médio e Técnico do país, organizada pela Agência de Inovação da Unicamp (Inova). A etapa final do programa reuniu 220 pessoas para acompanhar simultaneamente, de forma online, a revelação do grande vencedor: a equipe WeCode, formada por integrantes de cinco escolas dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

O projeto vencedor busca uma solução para a carência de profissionais de Tecnologia da Informação (TI). O grupo é formado por Kauã Dias dos Santos, Kayky de Brito dos Santos, Leonardo Damas, Pedro de Oliveira e Luísa Salles, a quem coube defender, no evento final, o modelo de negócio desenvolvido.

De acordo com dados apresentados pela equipe WeCode, o país apresenta mais vagas em TI do que profissionais formados por ano. Para tentar suprir a demanda desse mercado em expansão, estimular os estudantes a seguirem na profissão e aproximar suas relações de trabalho,  a ideia do time foi criar clubes para promover oportunidades, aprendizados e networking entre estudantes e profissionais da área. Cada membro da equipe vencedora receberá o prêmio de mil reais e certificado de vencedor.

A 8ª Edição do Inova Jovem repetiu o formato online do ano passado e recebeu 360 participantes inscritos, distribuídos em 88 equipes. Dessas, 13 eram de cidades de fora do Estado de São Paulo. Para o diretor associado da Inova Unicamp, Renato Lopes, o programa permite que muitos jovens tenham o primeiro contato com o empreendedorismo:

A Inova promove a iniciativa e oferece as ferramentas, dando aos jovens a oportunidade de inserir o empreendedorismo e a inovação em suas vidas antes mesmo de entrarem na graduação. É inacreditável a quantidade de jovens capazes de gerar um modelo de negócio, tal como vimos na competição. Além disso, é um programa que reúne estudantes de todo o Brasil, a exemplo da equipe campeã, composta por alunos de São Paulo e Minas Gerais”, pontua Lopes.

As seis equipes finalistas apresentaram os pitches de seus modelos de negócio para uma banca. Houve também uma avaliação por voto popular. As apresentações podem ser conferidas na íntegra no canal do Youtube da Inova Unicamp aqui.

A banca examinadora do Inova Jovem 2021 foi composta por Alexandra Rodrigues, gerente de inovação do Agi; Daniel Ivasse, gerente de desenvolvimento da Matera; Iago Righi, representante das Empresas Juniores (EJs); e Roseane Ramos, sócia-diretora da Agência Sabiá e Conselheira do Unicamp Ventures.

Categoria: Voto Popular

Também foi premiada, na categoria Voto Popular, a equipe TechPeriods, formada pelas alunas Isabela Martins Rocha, Marina dos Santos Gonçalves, Natalia Mansano e Thaline de Carvalho, todas do Colégio Técnico Industrial “Professor Isaac Portal Roldán”, de Bauru (SP).

O modelo de negócio da TechPeriods, alinhado ao terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Saúde e Bem-Estar), propõe um aplicativo informativo para mulheres. Nele, são também captados recursos para a compra e doação de absorventes íntimos, visando minimizar o problema da pobreza menstrual, que atinge cerca de quatro em cada dez mulheres, conforme pesquisa realizada pela Johnson & Johnson Consumer Health. As alunas receberão certificados como vencedoras na categoria.

Sobre o Inova Jovem

O Inova Jovem foi criado em 2014 com o objetivo de apresentar o empreendedorismo como uma carreira profissional para jovens de todo o Brasil. Desde então, já ocorreram sete edições da competição e a capacitação de mais de 2 mil estudantes de escolas regulares e técnicas do Ensino Médio. Com o evento, a Agência de Inovação Inova Unicamp busca ampliar os horizontes dos jovens fomentando a cultura do empreendedorismo e da inovação.

Patrocinadores 2021: Agibank, Matera, Colégio Poliedro e Via Consulting

Apoiadores 2021: Fundação Educar Dpaschoal, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, ComVest e Vestibular Unicamp 2022

Matéria original publicada no site da Agência de Inovação Inova Unicamp.