Encontro Estudantil Interdisciplinar abre inscrições para grupos

O Encontro Estudantil Interdisciplinar 2022 (ENESIN 22) abriu nesta quarta-feira (15) as inscrições para estudantes da Unicamp interessados em participar do projeto do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) em parceria com a Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) da Unicamp. Já está no ar no site do IdEA a página com mais detalhes sobre o evento [www.idea.unicamp.br/enesin], cujo lançamento acontecerá em 22 de setembro, às 19 horas, com transmissão pelo canal da TV Unicamp pelo YouTube.

A proposta consiste em formar grupos de alunos, obrigatoriamente de disciplinas distintas e possivelmente com níveis de formação variados, destinados a estudar, analisar e sugerir soluções para temas relevantes para a humanidade. A busca de saídas interdisciplinares para questões que afligem o mundo contemporâneo abrange as mais diversas áreas do conhecimento, exigindo cooperação e inovação.

Entre os temas possíveis estão desde a determinação da estratégia ideal para a poda de árvores em Campinas até a relação entre individualismo, coletividade e governança global, passando por desmatamento, poluição, emergência de novas doenças, envelhecimento, desigualdade social ou fundamentalismos. A esses exemplos somam-se tantos quantos os alunos conseguirem conceber, de pequeno, médio ou grande porte, em escala local, regional ou global.

Os grupos terão entre três e seis estudantes de diferentes áreas e poderão ser auxiliados por professores, pesquisadores ou funcionários da Unicamp para a realização dos projetos. Inicialmente, candidatos que ainda não formaram grupos podem se inscrever individualmente, com uma proposta simplificada de projeto, mas é obrigatória a formação futura de grupos com ao menos três pessoas. O ciclo de trabalhos será concluído no segundo semestre de 2022 em um evento com a apresentação de posters, entrega de certificados e premiações. Mensalmente serão realizadas assembleias, inicialmente no ambiente virtual, para mobilizar os alunos e buscar uma maior interação.

Segundo a organização do ENESIN 22, um dos princípios do projeto é que a vocação e o talento interdisciplinares podem ser induzidos mais facilmente nos jovens estudantes, sejam de graduação ou pós-graduação. A ideia é que seja uma atividade mobilizadora e por isso serão realizadas assembleias mensais, todo o dia 22.

Encontro Estudantil Interdisciplinar 2022 (ENESIN 22)

Lançamento: 22 de setembro de 2021

Inscrições: www.idea.unicamp.br/enesin