Reitor recebe parlamentares para estreitar diálogo com lideranças políticas

“Muito importante que a nova gestão já estreie recebendo o poder legislativo na Universidade. Fico muito feliz com a receptividade, transparência e pró-atividade da Unicamp em recepcionar o nosso mandato”, destacou a deputada estadual Monica Seixas, do PSOL, durante visita à Unicamp na sexta-feira (18). A parlamentar e a vereadora Mariana Conti, também do PSOL, foram recebidas pelo reitor Antonio José Meirelles, pela coordenadora geral Maria Luiza Moretti e outros membros da equipe da Reitoria. Durante o encontro, Mônica Seixas argumentou que mais do que discutir a questão das emendas parlamentares que, na sua opinião, trata-se de um valor irrisório, é importante o debate em prol da manutenção do orçamento das universidades que ano após ano tem sofrido queda. “Vamos passar por uma batalha gigantesca na discussão do orçamento do ano que vem e a gente vai continuar a fazer a disputa para a manutenção e o fortalecimento do orçamento das universidades para que possam manter os serviços”, defendeu.

Parlamentares visitaram várias áreas na Unicamp, especialmente relacionadas à saúde

Além do encontro no Gabinete do Reitor, a deputada estadual e a vereadora visitaram o Hospital da Mulher – Caism, o Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo (Gastrocentro) e as obras do novo Instituto de Otorrinolaringologia Cabeça e Pescoço (IOU), em fase final de construção.

Para Mariana Conti, foi importante conhecer a nova gestão da Reitoria e estabelecer um diálogo. A vereadora é funcionária afastada da Unicamp para cumprir o mandato eletivo e também foi aluna de graduação, mestrado e atualmente, frequenta o doutorado. “Isso significa que eu me sinto em casa na Unicamp”. No convívio acadêmico, a vereadora aprendeu a importância da universidade pública, como centro de pesquisa, ensino e extensão, mas também como uma referência fundamental da assistência em saúde. “E foi exatamente nessa luta que aprendi sobre a participação política”, analisa.

Monica Seixas conheceu as instalações do IOU em fase final de construção

Segundo a vereadora, nesse momento em que o país enfrente graves crises conjugadas - crise econômica, política, sanitária, ambiental - a defesa da universidade, a luta pela democratização do acesso, das cotas raciais e para pessoas trans, a defesa dos direitos dos seus trabalhadores e estudantes, e a defesa da ciência e da pesquisa são ainda mais cruciais. “Como vereadora de Campinas, minha atuação tem sido sempre na defesa da universidade, inclusive contra determinados discursos obscurantistas que tentam apartar ainda mais a universidade da sociedade”, concluiu.

Encontro no Gabinete do Reitor reuniu equipe da nova gestão com as parlamentares