Reitor recebe parlamentares para estreitar diálogo com lideranças políticas

“Muito importante que a nova gestão já estreie recebendo o poder legislativo na Universidade. Fico muito feliz com a receptividade, transparência e pró-atividade da Unicamp em recepcionar o nosso mandato”, destacou a deputada estadual Monica Seixas, do PSOL, durante visita à Unicamp na sexta-feira (18). A parlamentar e a vereadora Mariana Conti, também do PSOL, foram recebidas pelo reitor Antonio José Meirelles, pela coordenadora geral Maria Luiza Moretti e outros membros da equipe da Reitoria. Durante o encontro, Mônica Seixas argumentou que mais do que discutir a questão das emendas parlamentares que, na sua opinião, trata-se de um valor irrisório, é importante o debate em prol da manutenção do orçamento das universidades que ano após ano tem sofrido queda. “Vamos passar por uma batalha gigantesca na discussão do orçamento do ano que vem e a gente vai continuar a fazer a disputa para a manutenção e o fortalecimento do orçamento das universidades para que possam manter os serviços”, defendeu.

Parlamentares visitaram várias áreas na Unicamp, especialmente relacionadas à saúde
Parlamentares visitaram várias áreas na Unicamp, especialmente relacionadas à saúde

Além do encontro no Gabinete do Reitor, a deputada estadual e a vereadora visitaram o Hospital da Mulher – Caism, o Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo (Gastrocentro) e as obras do novo Instituto de Otorrinolaringologia Cabeça e Pescoço (IOU), em fase final de construção.

Para Mariana Conti, foi importante conhecer a nova gestão da Reitoria e estabelecer um diálogo. A vereadora é funcionária afastada da Unicamp para cumprir o mandato eletivo e também foi aluna de graduação, mestrado e atualmente, frequenta o doutorado. “Isso significa que eu me sinto em casa na Unicamp”. No convívio acadêmico, a vereadora aprendeu a importância da universidade pública, como centro de pesquisa, ensino e extensão, mas também como uma referência fundamental da assistência em saúde. “E foi exatamente nessa luta que aprendi sobre a participação política”, analisa.

Monica Seixas conheceu as instalações do IOU em fase final de construção
Monica Seixas conheceu as instalações do IOU em fase final de construção

Segundo a vereadora, nesse momento em que o país enfrente graves crises conjugadas - crise econômica, política, sanitária, ambiental - a defesa da universidade, a luta pela democratização do acesso, das cotas raciais e para pessoas trans, a defesa dos direitos dos seus trabalhadores e estudantes, e a defesa da ciência e da pesquisa são ainda mais cruciais. “Como vereadora de Campinas, minha atuação tem sido sempre na defesa da universidade, inclusive contra determinados discursos obscurantistas que tentam apartar ainda mais a universidade da sociedade”, concluiu.

Imagem de capa

Encontro no Gabinete do Reitor reuniu equipe da nova gestão com as parlamentares
Encontro no Gabinete do Reitor reuniu equipe da nova gestão com as parlamentares