Ana Frattini e Renato Lopes assumem a diretoria executiva da Inova Unicamp

Nessa última sexta-feira, foi oficializado no Diário Oficial do Estado de São Paulo a nomeação da nova diretoria executiva da Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas (Inova Unicamp).

Quem assume a liderança na gestão da inovação na Unicamp são os professores Ana Frattini, da Faculdade de Engenharia Química (FEQ), como a nova diretora-executiva e Renato Lopes, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), como o novo diretor associado da Agência.

Entre as principais pautas que a gestão já identificou como prioridades, destaca-se o acompanhamento e proposta de possíveis modelos que promovam a inovação na Universidade a partir do marco legal das startups (PLP 146/19), aprovado pela Câmara dos Deputados – ainda aguardando sanção presidencial – no início deste mês e que, além de definir o que são as startups, regulamenta as operações desse setor econômico e os incentivos fiscais para a criação de empresas que atuam na inovação de produtos, serviços ou modelos de negócios. 

“O marco legal das startups alterou o ambiente regulatório e os aspectos trabalhistas, permitindo novas formas de fomento e de participação do Estado nas empresas inovadoras e que operam em condições de extrema incerteza. Acreditamos que a Inova deva acompanhar essas regulamentações para entender as oportunidades de criação das empresas spin-offs da Universidade usando como base as tecnologias e pesquisas acadêmicas”, comenta Frattini.

Leia matéria na íntegra publicada no site da Agência de Inovação da Unicamp.