Por telefone, estudantes de Medicina e Enfermagem esclarecem e tiram dúvidas da população sobre Covid-19

O Telessaúde Orientações Telefônicas Relativas à Pandemia por Coronavírus é um projeto estudantil espontâneo que entrou em operação no dia em março de 2020 para atender toda a população brasileiro através do telefone (19) 3521-9130.

O projeto foi idealizado por alunos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Unicamp com o apoio de docentes de ambas as faculdades, da coordenação do curso de Medicina e do Grupo de Contingenciamento da Pandemia de Coronavírus da área da Saúde da Unicamp, que atuou na capacitação dos alunos.

“Em um ano de projeto tivemos a participação de cerca de 240 alunos atendentes, 17 docentes supervisores dos atendimentos e já oferecemos orientações e informações confiáveis com embasamento científico sobre Covid-19 a mais de 2 mil pessoas”, explica Fernanda Cristina dos Santos, aluno do curso de Enfermagem da Unicamp e coordenadora do projeto Telessaúde.

Além de auxiliar na conduta de casos sintomáticos, os alunos também oferecem orientações sobre notícias e divulgações da mídia e orientações sobre fakenews com as informações cientificamente embasadas mais atuais.

De acordo com Fernanda, todos os alunos são capacitados antes de iniciar os atendimentos e tem reuniões semanais de atualização e discussão sobre as novas evidências científicas com os docentes especialistas.

“Ressaltamos que o número de pessoas beneficiadas foi bem maior, dado que as orientações englobam as famílias e os contatos das pessoas atendidas em cada ligação. Nossa intenção e objetivo prioritário é fazer com que nossas orientações tenham uma transmissibilidade e disseminação maior do que a do novo coronavírus e suas variantes, ressalta.

Todas as ligações são discutidas com os médicos e enfermeiras na supervisão do atendimento e as orientações e condutas são específicas e adequadas para cada caso, além de auxiliar no ensino da prática clínica para os alunos atendentes.

“Cada um pode contribuir ligando para se informar, compartilhando e divulgando nosso número para o máximo de pessoas. Também fazemos divulgações nas redes sociais, porém os atendimentos são realizados por telefone para garantir a qualidade”, conclui

Redes sociais do Telessaúde Unicamp

https://www.instagram.com/telessaude.unicamp/
https://www.facebook.com/TelessaudeUnicamp
https://twitter.com/TelessaudeCps

Matéria original publicada no site da plataforma Covid-19 da FCM.