Projeto Anima Física é selecionado para dois festivais brasileiros

A animação “Quarks e Léptons”, do projeto Anima Física, foi selecionada para ser exibida em dois festivais brasileiros: o 10º Circuito Penedo de Cinema, que acontecerá de 23 a 29 de novembro de 2020, e a Mostra Udigrudi Mundial de Animação (Mumia), de 2 a 7 de dezembro.

Com o tema sobre física de partículas, o curta-metragem foi produzido por um grupo de pesquisadores e alunos do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto Anima Física tem o intuito de criar uma ferramenta de divulgação científica para o público não especializado.

A iniciativa é uma parceria da Unicamp com o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas e tem apoio da FAPESP por meio do Projeto Temático “Desafios para o século XXI em física e astrofísica de neutrinos”, coordenado pelo professor do IFGW Orlando Luis Goulart Peres.

A elaboração do roteiro artístico foi acompanhada de perto pelos físicos do projeto, para que os conceitos, nomenclaturas e informações técnicas fossem precisos. A equipe multiespecialista conta também com a participação de um grupo de alunos de licenciatura em Física, que está desenvolvendo outros materiais de apoio, como textos e vídeos.

Durante sete dias, o Circuito Penedo de Cinema costuma promover programação audiovisual totalmente gratuita às margens do rio São Francisco, na cidade histórica de Penedo (AL). Já o Mumia é um festival de Belo Horizonte dedicado à animação independente. Este ano, os eventos serão virtuais.

Matéria publicada no site da Agência Fapesp. 

Leia matéria sobre "Quarks e Léptons" publicada no Portal da Unicamp.