José Martins Filho e Cibele Passos Zuchelo lançam livro sobre a educação dos filhos em tempos modernos

A tremenda e estimulante aventura de criar os filhos. Essa é a tônica do livro Criar: a educação dos filhos em tempos modernos, que será lançado no dia 10 de novembro, às 19h30, no Canal do Youtube Família, Amor e Cuidado, pela psicóloga e psicoterapeuta Cibele Passos Zuchelo e pelo pediatra da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, José Martins Filho.

De acordo com os autores, questionar a forma de criar os filhos é algo difícil, pois envolve questionar todo um sistema social propagado de geração em geração, incutindo verdades dominantes que, em última análise, não contribuem com a saúde integral dos indivíduos, gerando desequilíbrios entre os fatores físicos, mentais, emocionais, sociais e espirituais, que podem levar as pessoas a adoecerem.

“Este livro é um livro destinado aos nossos descendentes, com a intenção de deixar-lhes um legado. Queremos impregnar nessas linhas e em todas as páginas deste livro, que o amor, o respeito e os relacionamentos interpessoais saudáveis são a base de uma vida plena. Criar um filho é guiar a próxima geração e perdoar a última”, afirmam os especialistas em release divulgado pela editora.

A cultura dominante, o individualismo, o consumismo e o relativismo são aspectos do momento atual discutidos na publicação, que impactam os adultos de maneira negativa. “Longe de assustar ou desencorajar, queremos conscientizar os pais sobre as suas responsabilidades e como a criação pode impactar no desenvolvimento psíquico, emocional e espiritual de seus filhos”, acrescentam.

SOBRE OS AUTORES:

CIBELE PASSOS ZUCHELO é psicóloga clínica e psicoterapeuta transpessoal. Pós-graduada em psicologia sistêmica familiar e de casais, é mestre em psicologia clínica de adultos pela Universidade do Chile, e especialista em terapia de orientação parental, desde o período gestacional até a adolescência. Desenvolveu um modelo de psicoterapia para casais binacionais. Realiza palestras sobre desenvolvimento infantil para pais, mães e professores. É colunista da revista “Mamá y bebé”, e autora dos livros “El sentido como destino: las crisis del ser occidental actual” (2018) e “Cápsulas de una cuarentena: Desarrollo personal y espiritual en tiempos difíciles” (2020).

JOSÉ MARTINS FILHO é médico pediatra, professor emérito de pediatria da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e ex-presidente da Academia Brasileira de Pediatria. Escritor e conferencista, é autor de 11 livros sobre desenvolvimento infantil e aleitamento materno, entre eles “A criança terceirizada: os descaminhos das relações familiares no mundo contemporâneo” (2008). Publicou diversos artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, incentivando o aleitamento materno e a vivência das relações familiares.

Matéria original publicada no site da FCM da Unicamp.

Imagem de capa

Capa do livro Criar: a educação dos filhos em tempos modernos
Segundo José Martins Filho este livro é destinado aos descendentes, com a intenção de deixar-lhes um legado