Novo presidente do Unicamp Ventures e empreendedor do ano são anunciados durante encontro da rede

O empreendedor David Figueira, doutor em física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sócio-fundador e diretor de operações do grupo cervejeiro Lamas Corp, foi anunciado hoje como o novo presidente do grupo Unicamp Ventures, rede de relacionamento das empresas-filhas da Universidade. A divulgação foi feita durante o Encontro Anual Unicamp Ventures, evento realizado em formato online, na manhã desta quinta-feira (22 de outubro). 

Eleito pelo Conselho do Grupo para o mandato 2020-2022, Figueira é o sétimo empreendedor a ocupar a posição de presidente do Unicamp Ventures. Antes dele, empreendedores de destaque já foram presidentes do grupo, tais como: Fabricio Bloisi, CEO da iFood do Grupo Movile, e César Gon, CEO da CI&T, que também estiveram no Encontro online compartilhando a experiência de suas empresas neste ano. 

Empreendedor do ano

Durante o mesmo evento, o reitor da Unicamp Marcelo Knobel, também anunciou Júlio César de Oliveira como o Empreendedor do Ano, principal categoria do Prêmio Empreendedor, organizado pela Agência de Inovação da Unicamp e pelo grupo de ex-alunos empreendedores Unicamp Ventures.

O empreendedor do ano foi escolhido entre os três finalistas, vencedores nas categorias de Impacto Social, Inovação e Maior Crescimento (Scale-Up). Entre os critérios para a escolha de Oliveira como empreendedor do ano estão o seu desempenho fundamental para o sucesso da empresa, sua habilidade para construção de redes estratégicas e sua colaboração  com o ecossistema de inovação.

Oliveira explicou que ao assumir o cargo de CEO da Idea! Sistemas Eletrônicos, empresa-filha da Unicamp fundada em 1997 por alunos da Universidade, passou a almejar e desenvolver caminhos para que o negócio da empresa abrangesse o mercado global de telecomunicações.

Sob sua liderança, os resultados passaram a aparecer no crescimento exponencial da empresa, que em 2019 mostrou um faturamento 25 vezes maior com reflexo de sete vezes mais empregos quando comparado ao desempenho da empresa em 2016.

Leia as matérias completas no site da Agência de Inovação Inova Unicamp:

David Figueira, da Lamas Corp, é o novo presidente do Unicamp Ventures

Júlio de Oliveira, CEO da Idea!, é o Empreendedor do Ano 2020 da Unicamp

Imagem de capa

David Lamas em frente a equipamento de sua empresa Lamas Corp
David Lamas, novo presidente do grupo Unicamp Ventures, rede de relacionamento das empresas-filhas da Universidade