FCM conquista primeiro lugar em congresso sobre doenças inflamatórias intestinais

Com a pesquisa “Análise do transcriptoma do tecido adiposo mesenterial de pacientes com doença de Crohn - Avaliação da expressão do miR-650”, a aluna do Programa de Pós-graduação em Ciências da Cirurgia (PPG-CC) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Karine Mariane Steigleder, foi premiada com 1º lugar (Categoria Ciência Básica) do III Congresso Brasileiro de Doenças Inflamatórias Intestinais (CBDII).

Veja o certificado aqui.

O evento foi realizado no final de setembro, em plataforma virtual, em conjunto com a 1º Semana Brasileira de Doenças Inflamatórias Intestinais (SEBRADII).

O trabalho apresentado por Karine, na ocasião do CBDII, foi orientado pela docente do Departamento de Cirurgia da FCM, Raquel Franco Leal, e tem também como coautores, os pesquisadores: Lívia Bitencourt Pascoal, Laís Angélica de Paula Simino, Francesca Aparecida Ramos da Silva, Maria de Lourdes Setsuko Ayrizono, João José Fagundes e Adriana Souza Torsoni.

Segundo explicou Raquel Leal, a premiação leva o nome do professor Sender Miszputen, renomado gastroenterologista da Universidade Federal de São Paulo no campo de cuidado dos pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais, tendo contribuído de forma significativa para o crescimento e consolidação, no Brasil, do Grupo de Estudos em Doenças Inflamatórias Intestinais (GEDIIB), fundado em 2002.

"É uma grande alegria para nós recebermos esse prêmio, não somente pelo reconhecimento de nossas pesquisas em doenças inflamatórias intestinais, mas porque a honraria leva o nome do querido professor Sender, grande nome da gastroenterologia brasileira", comentou Raquel.