Startups desenvolvem aplicativo para triagem de pacientes com sintomas de Covid-19

Edição de imagem

A Diletta e a OTAWA Health são sócias desde abril de 2019. De acordo com o CEO da Diletta Solutions e ex-aluno de Ciência da Computação da Unicamp, Michel Cusnir, a startup tinha planos ousados em gerar aplicativos para novas aplicações no mercado de saúde e a parceria com a Diletta aceleraria os negócios com o apoio técnico de ponta.

A startup é uma plataforma de gestão para hospitais, clínicas e equipes médicas e recentemente foi selecionada no desafio tecnológico do IdeiaGov, o Hub de Inovação do Governo de São Paulo. O Desafio tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para auxiliar o diagnóstico da Covid-19 por meio de imagens de exames de Tomografia Computadorizada e Raios-X de tórax.

A solução apresentada pela startup é voltada à triagem de pacientes com sintomas de Covid-19, combinando o uso de aplicativo móvel e servidores em nuvem para a análise das imagens. Com a configuração dos equipamentos de raios-x para enviar radiografias diretamente a aplicativos, o médico recebe com rapidez a resposta sobre a probabilidade em porcentagem do diagnóstico da doença, agilizando o atendimento e reduzindo custos e internações desnecessárias. 

De acordo com Cusnir, a escolha de trabalhar com raios-x em relação à tomografia computadorizada tem relação com o objetivo da startup de desenvolver soluções de saúde de ponta para pacientes de menor poder aquisitivo. Isso porque a tecnologia é mais barata, promove diagnósticos mais rápidos e está disponível em países emergentes e áreas rurais e remotas. Visando expandir o uso da solução, ela foi desenvolvida em português, espanhol e inglês. 

No momento, o aplicativo está sendo testado e a seleção no IdeiaGov dará suporte no fechamento de parcerias: “Acreditamos que a seleção no IdeiaGov nos ajudará a firmar parcerias, pois ela valida a seriedade do trabalho que foi feito e o potencial da solução”, comentou Cusnir.  Além de negociações que ocorrem com o setor público como Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (INRAD- HCFMUSP) e fabricantes de equipamentos de raios-x, a OTAWA também tem a expectativa de realizar negociações com investidores interessados em acelerar a implementação da solução. 

História

A Diletta Solutions nasceu com a inovação em seu DNA. Spin-off de uma líder em desenvolvimento de software para a área de telecomunicações, a empresa cresceu e se estabeleceu com apoio da Unicamp: Foi incubada na Incubadora de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) e atualmente está instalada no Parque Científico e Tecnológico da Universidade. A startup fornece soluções tecnológicas para empresas, é sócia de outras oito startups e recentemente lançou seu primeiro produto no mercado: uma plataforma de pagamentos digitais. 

O CEO Michel Cusnir conta que, originalmente, a empresa foi pensada para atuar como um departamento externo de desenvolvimento de software para outras empresas, mas que seu contato e experiência na criação e acompanhamento de startups levou a empresa a ter um modelo de negócios inovador: ser sócia de outras startups, atuando tanto na gestão tecnológica, como na estruturação do modelo de negócios. 

Atualmente, a Diletta atende 14 startups e é sócia de oito delas. O portfólio inclui clientes nacionais, estrangeiros e entre elas até o Ifood, líder de entregas de comida na América Latina.  De acordo com Cusnir, a startup proporciona suporte técnico de ponta para todos os clientes e, para as startups com as quais tem sociedade, oferece um serviço de análise da viabilidade econômica e estruturação do modelo de negócio. O empreendedor explica que o processo de decisão sobre a sociedade nas startups clientes fica a cargo do  conselho da empresa, que avalia o modelo de negócio, os empreendedores e o mercado da startup.

Entre as empresas que recentemente chegaram ao portfólio, está uma startup e-Health brasileira, a OTAWA Health, que possui alcance global e recentemente recebeu um investimento máximo (série A) de uma Venture Capital.  Como sócia, a Diletta auxilia a OTAWA Health no desenvolvimento de uma plataforma de alcance mundial que terá capacidades de acompanhamento, previsão e resultados melhores no tratamento de câncer, além de baixo custo.

Matéria publicada originalmente no site da Agência de Inovação da Unicamp. 

Imagem de capa
Captura de tela do aplicativo desenvolvido pelas startups

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa