RU fez doação para o Banco de Alimentos de Campinas

Normalmente, o Restaurante Universitário (RU) produz 15 mil refeições por dia para alunos, funcionários e professores da Unicamp. No entanto, por conta da pandemia do coronavírus e da suspensão das atividades presenciais na universidade, houve uma queda significativa na produção do Restaurante. Segundo Maria Antonieta Jardine Kikumoto, da Divisão de Alimentação da Prefeitura do campus, desde o dia 13 de maio o número de refeições caiu para cerca de duas mil por dia.

Por conta disso o restaurante está com um excedente em seu estoque. Mas os alimentos não serão descartados, eles serão doados para o Banco de Alimentos de Campinas. “Optamos pela doação para o Banco de Alimentos porque conhecemos a abrangência do atendimento e integridade do serviço que ele presta à comunidade”, afirmou Antonieta.

O Banco Municipal de Alimentos funciona numa área dentro da Ceasa e é resultado de convênio com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social. Fundado em 2003, o Banco arrecada produtos fora da Ceasa em eventos esportivos e culturais, em supermercados, empresas e por meio de parcerias. Os alimentos coletados passam por triagem técnica e são entregues para 120 entidades assistenciais de Campinas, cadastradas e acompanhas pela Secretaria de Cidadania que antes da pandemia atendiam a cerca de 32 mil famílias. No entanto, com a pandemia, o número de famílias atendidas aumentou significativamente. “Desde o início da pandemia já foram distribuídas mais de 30 mil cestas básicas arrecadas pelo Banco de Alimentos, que passou a atender diretamente mais de 50 mil famílias pelos 198 pontos de distribuição cadastrados neste mesmo período”, explicou a Secretária de Assistência Social de Campinas, Eliane Jocelaine Pereira.

A doação do RU complementa as ações que estão sendo feitas no âmbito da Campanha Unicamp Solidária – Cestas Básicas em operação desde abril e coordenada pela Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (DEPI Unicamp). Serão doados 980 kg de açúcar refinado; oito frascos de adoçante dietético; 5 mil quilos de arroz integral; 1,8 mil quilos de proteína texturizada de soja e 54 quilos de sagu. Os alimentos seguiram para o Banco nesta quinta-feira (6).

A Campanha Unicamp Solidária tem como objetivo ajudar a população mais vulnerável das cidades de Limeira e Campinas que, por conta das medidas de isolamento social, não pode trabalhar e enfrenta dificuldades para adquirir alimentos e produtos básicos para o dia a dia, como produtos de higiene, por exemplo, fundamentais para conter a disseminação do vírus. As doações podem ser feitas pelo site por meio de transferência bancária, boleto ou cartão crédito.

Não há valor mínimo.

Em Campinas a Campanha conta com a parceria do Banco de Alimentos de Campinas e, em Limeira, tem o apoio do Fundo Social de Limeira e do Ceprosom – Centro de Promoção Social Municipal, ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social.

A Universidade tem um papel fundamental no controle e busca de soluções para a pandemia, sendo um deles engajar sua comunidade para ajudar as famílias que mais precisam. Todos podem fazer a diferença, mesmo sem sair de casa.

Imagem de capa
Imagem do bandejão vazio com quatro pessoas

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola