FCM perde o professor e radiologista Rubens Marcondes Pereira

Faleceu nessa quarta-feira (8) o médico radiologista Rubens Marcondes Pereira, um dos fundadores do Departamento de Radiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. O Serviço de Radiologia da FCM teve início em outubro de 1968. Para organizar esse serviço, foi convidado o doutor Rubens Marcondes Pereira. O Serviço, inicialmente, pertencia à Clínica Médica e em pouco tempo passou a ser um serviço isolado, diretamente ligado à Diretoria da Faculdade.

Em 1969, o Serviço teve o seu primeiro residente e até hoje já foram formados mais de trezentos e cinqüenta profissionais. Em 1976, as duas primeiras teses de doutorado foram defendidas pelos doutores Rubens Marcondes Pereira e Lívio Nanni. Em 1977, foi dado início ao processo da criação do Departamento de Radiologia, mas foi somente em 1992 que foi efetivada à situação de Departamento.

"Lembro-me bem dele... Sentava cachimbando e discutia chapas e ensinava as doenças conosco. Há alguns anos, todas as quintas-feiras, almoçava com irmãos e familiares na Hípica de Campinas", disse, saudoso, o médico João Luiz de Carvalho Pinto e Silva, aluno da segunda turma de medicina da Unicamp e professor do Departamento de Tocoginecologia da FCM.

De acordo com o radiologista da FCM Lívio Nanni, Rubens era um dos radiologistas mais bem preparados do Brasil. 'Ele era muito rigoroso no funcionamento do Departamento de Radiologia. Quando se aposentou, fiquei em seu lugar, no Departamento de Radiologia", relembra Nanni.

À família enlutada, a Diretoria da FCM e o Departamento de Radiologia enviam suas condolências