Pesquisadoras do Labjor e ex-alunos participam do livro de 70 anos da SBPC

Os 70 anos da história da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), sua trajetória, desde sua criação em 1948, estão registrados nas 510 páginas do livro “Ciência para o Brasil – 70 anos da SBPC”. O lançamento oficial será hoje, dia 08 de julho, quarta-feira, em transmissão ao vivo pelos canais digitais da SBPC: youtubbe.com/canalsbpc e facebook.com/sbpc. 

Participarão do lançamento do livro o sociólogo e ex-presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, o bioquímico Jorge Guimarães e o físico José Goldemberg. Eles farão uma retrospectiva do papel da SBPC na  vida científica, política e cultural do país, abrangendo as diferentes áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Biológicas e Exatas.“Por um lado, a SBPC se constituiu em peça fundamental para manter ativo o sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação, e, depois, fazer o país – principalmente seus dirigentes – ver o quanto esse sistema é imprescindível para o desenvolvimento da nação”, destaca o presidente da entidade, Ildeu de Castro Moreira. “Em outra frente, certamente não prevista por seus idealizadores, a SBPC se posicionou no tecido social não mais como uma entidade estritamente científica, mas sim como um instrumento da cidadania, da democracia e do Estado de direito, que surgiu como resposta ao regime ditatorial implantado no país em 1964, fazendo de suas reuniões anuais o mais expressivo e abrangente fórum da sociedade brasileira para a crítica aos desmandos dos governos militares e para a luta pela redemocratização do país”, completou. 

Estruturado em 15 capítulos, resgata a história da entidade, suas reuniões anuais em diferentes regiões brasileiras, sua defesa pela democracia e pelo desenvolvimento científico e tecnológico do país. Conta com a participação de pesquisadores, historiadores e jornalistas e divulgadores de ciência. A obra inclui ainda um capítulo rico em imagens de documentos, publicações, personalidades e eventos relevantes para a história da SBPC.

O livro é organizado pela biomédica e ex-presidente da SBPC (2011-2017) Helena Nader, a farmacêutica Vanderlan Bolzani, vice-presidente da SBPC (2015-2019), e o jornalista José Roberto Ferreira.

O Labjor tem participação ativa em diferentes conteúdos do livro com três de seus pesquisadores e jornalistas: no capítulo 6, Informação Científica para todos”, com autoria de Germana Barata e Graça Caldas; no capítulo 7,  “Em país de maioria analfabeta, a SBPC lutou pela expansão do ensino público”, por Sabine Righetti e Nádia Pontes, correspondente do DW no Brasil, e ex-aluna do Curso de Especialização em Jornalismo Científico; o capítulo 5,  “Pelo interior do Brasil”, da jornalista e ex-professora do Labjor, e também ex-coordenadora de Comunicação da SBPC, Fabíola de Oliveira,  e no capítulo 10,  “Vários idiomas, uma só linguagem”, do também ex-aluno de Especialização, Samuel Antenor.

Imagem de capa

“Ciência para o Brasil – 70 anos da SBPC”
“Ciência para o Brasil – 70 anos da SBPC”