Residentes em Medicina do Trabalho reforçam time do Cecom durante a pandemia de Covid-19

Desde março, com a chegada da pandemia de Covid-19, os residentes do programa Medicina do Trabalho da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp estão contribuindo com os cuidados dos trabalhadores da saúde da Universidade. Uma parceria entre a Área de Saúde do Trabalhador do Departamento de Saúde Coletiva (AST/DSC) da FCM e o Centro de Saúde e Comunidade (Cecom) viabilizou uma nova frente de estágio para os médicos residentes.

Caso apresente sintomas como dor de garganta, tosse, falta de ar ou febre, o trabalhador é atendido no serviço e, quando indicado, tem o material biológico coletado para exame diagnóstico. A partir das avaliações clínicas, os trabalhadores são orientados sobre cuidados gerais com a saúde, as medidas de proteção em casa e no trabalho, e a necessidade de afastamentos ou adaptações no trabalho.

“Esse é um esforço conjunto para oferecer atendimento especializado para trabalhadores da saúde, com suspeita da doença”, disse Márcia Bandini, médica e orientadora do programa de residência médica em Medicina do Trabalho.

Leia matéria na íntegra publicada no site da Faculdade de Ciências Médicas.